Programa de acreditação da SBP recebe certificação inédita para laboratórios de patologia Freepik
08 Fevereiro

Programa de acreditação da SBP recebe certificação inédita para laboratórios de patologia Destaque

O Programa de Acreditação e Controle da Qualidade (PACQ) da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) conquistou uma das principais honrarias internacionais em certificação. O PACQ/SBP é agora o primeiro programa no mundo voltado exclusivamente a laboratórios de anatomia patológica com padrões acreditados pela International Society for Quality in Health Care External Evaluation Association (ISQua EEA), a mais importante instituição de acreditação mundial em saúde e a única que certifica outras organizações acreditadoras. A ISQua é parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 70 países de todos os continentes.

Criado pela SBP em 2015, o PACQ tem, entre outros diferenciais, o foco nos processos de laboratórios de anatomia patológica e citopatologia, contemplando as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, além das áreas de apoio, como gestão, planejamento, compras e RH. O programa de acreditação tem a atribuição de avaliar o desempenho dos laboratórios e a capacidade de melhorar continuamente o sistema de cuidados de saúde.

No processo de certificação, a ISQua EEA reconheceu a excelência do PACQ em critérios como cumprimento das normas dos órgãos reguladores (compliance), rol de requisitos de acreditação, auditorias e educação continuada. O programa da SBP conquistou ainda avaliação máxima em Segurança e Risco e Abordagem Centrada na Pessoa, recebendo elogios da ISQua EEA pela preocupação e cuidado em produzir requisitos que visam o paciente como centro dos serviços de anatomia patológica.

“Foram quatro anos de trabalho e estudo para melhorar e atingir a excelência”, revela o Dr. Clóvis Klock, presidente da SBP. “Este reconhecimento atesta que o PACQ segue os melhores parâmetros internacionais, um ganho importante para os laboratórios de todo o Brasil e da América Latina”, celebrou.

De acordo com Larissa Cardoso Marinho, coordenadora do PACQ, o selo ISQua EEA também alça o programa da SBP ao mesmo patamar de excelência dos grandes modelos globais de acreditação norte-americanos, como o Joint Commission e a DIAS/NIAHO. “Foi um trabalho conjunto da nossa Comissão de Acreditação com o apoio de toda diretoria da SBP”, diz Larissa. “É uma conquista que merece ser celebrada por patologistas e pacientes”, completa Emilio de Assis, vice-presidente de Assuntos Profissionais da SBP.

Fonte: Medicina S/A