Hospitais privados voltam a registrar aumento nos casos de Covid-19 Freepik
06 Fevereiro

Hospitais privados voltam a registrar aumento nos casos de Covid-19 Destaque

Levantamento realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), aponta que o número de casos positivos para Covid-19 em hospitais associados ao sindicato em todo o estado, aumentou consideravelmente em janeiro deste ano no comparativo com dezembro de 2023. Em um dos hospitais houve alta de, aproximadamente, 300% nos diagnósticos da doença.

Na média, em levantamento realizado em três unidades privadas da capital o aumento foi de 100%, saindo de uma média de 27 casos diagnosticados em dezembro para 54 em janeiro.

“Em números absolutos os dados apresentados ainda demonstram um baixo número de internações relacionadas a COVID-19, mas preocupa a ascendência na curva, que deve servir de alerta para a adoção de medidas de contenção que visem frear esse crescimento”, afirmou Patrícia West, diretora Executiva do Sindessmat.

Nesse sentido, o Sindessmat alerta para que a população retome alguns cuidados de prevenção da doença, e mantenha a vacinação contra a Covid-19 em dia, com o número de doses conforme indicação.

Laboratórios

Segundo levantamento realizado pela Associação Mato-grossense de Análises Clínicas (AMAC), o mês de janeiro registrou aumento de 105% nos pedidos de exame para Covid-19 em comparação com dezembro. Houve também aumento de 247% no número de testes com resultado positivo em janeiro em comparação com o mês anterior. Do total de exames realizados em dezembro, 18% testaram positivo para a Covid-19, enquanto no mês de janeiro as positivações subiram para 31%.