Casos de covid-19 aumentam 82% em hospital particular de Cuiabá Reprodução Hospital Santa Rosa
31 Janeiro

Casos de covid-19 aumentam 82% em hospital particular de Cuiabá Destaque

O Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, registrou um aumento significativo de 82% nos casos de covid-19 em janeiro, em comparação com o mês anterior. A médica Renata Andrade, coordenadora da Clínica Médica no hospital, destaca a importância de retomar os cuidados preventivos diante da presença da nova subvariante JN-2, derivada da Ômicron, em Mato Grosso.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou 230 casos positivos da nova subvariante até 30 de janeiro, com 120 pacientes em monitoramento e nove internados, sem óbitos até então. Embora os números sejam inferiores aos registrados em janeiro de 2023, representam um aumento de 98% em relação a dezembro de 2023.

No Hospital Santa Rosa, o atendimento de casos suspeitos de Covid-19 cresceu 18% em janeiro, totalizando 348 pessoas, em comparação com 294 casos registrados em dezembro de 2023. Em relação a janeiro do mesmo ano, o aumento foi de 82%, com 191 casos suspeitos.

Dos atendimentos realizados, 65 testaram positivo para a doença, com todos os casos sendo tratados com sucesso, sem complicações graves. Renata destaca a importância da vacinação em dia. “A dose de reforço funciona como uma espécie de lembrete ao organismo, deixando o sistema imunológico em alerta para o vírus”, explica Renata. Alguns grupos precisam voltar a se vacinar, como os profissionais de saúde, idosos e crianças e pessoas com comorbidade.