10 Junho

89% dos profissionais da linha de frente à Covid estão psicologicamente cansados

Estudo conduzido pela PEBMED, healthtech de conteúdo para médicos da Afya Educacional, grupo de faculdades de medicina do Brasil, aponta que 89% dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 estão psicologicamente cansados. Esse dado foi extraído da pesquisa Pandemia na Linha de Frente, que avaliou as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde que atuam no combate à Covid-19. Entre os dias 29 de março e 05 de abril, foram ouvidos 4.398 profissionais da saúde de todo o Brasil, sendo que 2.239 afirmaram atuar na linha de frente. Dos profissionais que atuam na linha de frente, 1.013 são médicos, 668 são enfermeiros e 558 são técnicos de enfermagem.

O levantamento também aponta que os profissionais de linha de frente têm enfrentado dificuldades com disponibilidade de equipamentos, insumos e mão de obra. Dos profissionais ouvidos pela pesquisa, 70,8% relataram alguma indisponibilidade de leitos de UTI, 56,6% afirmam que, em algum grau, faltam respiradores mecânicos e 67,5% relatam que faltam profissionais suficientes para atender à demanda.

Segundo Eduardo Moura, co-fundador da PEBMED, muitos profissionais têm se sentido esgotados tanto mental como fisicamente. “Os dados levantados nessa pesquisa mostram como os profissionais da saúde têm se sacrificado para atender os pacientes com Covid-19, atuando de forma heroica em situações em que faltam leitos de UTI, equipamentos e mão de obra. Esse sacrifício tem resultado em uma situação de extremo desgaste psicológico e físico para os profissionais da linha de frente”.

A pesquisa Pandemia na Linha de Frente também avaliou o medo dos profissionais da linha de frente com a infecção e transmissão do novo coronavírus. O levantamento aponta que, dos profissionais da linha de frente que já foram diagnosticados positivos para a Covid-19 (41,7%), 87,9% têm medo de se reinfectar. Entre os que ainda não tiveram diagnóstico confirmado para o novo coronavírus (58,3%), 86,1% têm medo de se infectar. O medo de levar o vírus da Covid-19 para dentro de casa é alto: 97,2% dos respondentes afirmam temer infectar familiares com a doença.

Em julho de 2020, a PEBMED divulgou pesquisa Burnout durante a pandemia avaliou a ocorrência do problema entre os profissionais de saúde e identificou fatores que contribuem ou atenuam a situação, mostrando a exaustão dos trabalhadores de saúde durante a pandemia. Após 9 meses dessa primeira pesquisa, os profissionais continuam se sentindo desamparados psicologicamente. “Uma das perguntas que fizemos na pesquisa sobre a Pandemia na Linha de Frente, aponta que 53,7% dos profissionais discordam que se sentem amparados psicologicamente em seus ambientes de trabalho, se comparado com o ano passado”, ressalta Moura.

Perfil dos profissionais da linha de frente ouvidos pela pesquisa (base: 2.239)

Homens: 30,6%

Mulheres: 69,4%

Média de idade: 37,5 anos

Atuação

44,4% em emergência ou pronto atendimento

26,5% em ambulatório (atendimento eletivo)

23,1% em unidade de internação/enfermaria

23,1% em unidade de terapia intensiva (UTI/CTI)

6% em transporte de pacientes (ambulância)

4,9% em serviços de apoio (imagem, diagnóstico etc.)

70,7% atuam no sistema público de saúde

29,3% atuam no sistema privado de saúde

Distribuição geográfica

Sul: 15,3%

Sudeste: 50,5%

Centro-Oeste: 8%

Norte: 7,1%

Nordeste: 19,5%

Metodologia

A pesquisa Pandemia na Linha de Frente foi conduzido pela PEBMED por meio de um estudo transversal, com autoavaliação dos profissionais de saúde e avaliação de seus respectivos ambientes de trabalho. A coleta de informações ocorreu por meio de um questionário online entre os dias 29 de março de 2021 e 05 de abril de 2021. No total, 4.398 profissionais de saúde aceitaram participar, sendo que 2.239 afirmaram atuar na linha de frente do combate à Covid-19. Entre esse grupo, 1.013 são médicos, 668 são enfermeiros e 558 são técnicos de enfermagem. Os dados levantados a partir das respostas dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 (base: 2.239) tem grau de confiança de 95% e erro amostral de 2 pontos percentuais.

Fonte: Medicina S/A