01 Março

Sindessmat e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein encerram pós-graduação em Excelência Operacional Destaque

Sindessmat e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein encerram pós-graduação em Excelência Operacional

Curso iniciado em outubro de 2019 é o primeiro no Estado com certificado Lean Six Sigma Green Belts

Em um momento em que o setor da saúde está cada vez mais em evidência por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) e o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein finalizaram a primeira turma do curso de pós-graduação em Excelência Operacional na Área da Saúde. Com cerca de 20 alunos de várias cidades de Mato Grosso, o curso iniciado em outubro de 2019, é o primeiro no Estado com certificado Lean Six Sigma Green Belts, uma certificação em que os participantes receberão uma introdução sobre ferramentas e métodos que são essenciais para participar de projetos de melhoria contínua.

O curso entregou dupla certificação aos alunos, que saem especialistas lato censu em Excelência Operacional e também como Green Belts. O conteúdo abordou uma série de disciplinas que atendem todos os fluxos de instituições de saúde, desde processo de gerenciamento de processos de riscos, cadeia de suprimentos até fluxo e experiência do paciente, inclusive os fluxos mais administrativos, que impactam diretamente na receita da instituição.

A pós-graduação foi elaborada para capacitar profissionais na aplicação de metodologias e ferramentas de gestão para o desenvolvimento de iniciativas assistenciais e administrativas, com foco em qualidade, segurança e experiência do paciente, aumento de produtividade e redução de desperdícios. De acordo com a coordenadora do curso e consultora de melhoria contínua de processos, Barbara Coutinho Fernandes, o objetivo foi alcançado.

“Desde o início do curso, os alunos desenvolvem um projeto aplicado na instituição em que trabalha para aplicar todo o conhecimento adquirido nas aulas e que ao final do curso já seja possível enxergar as mudanças causadas nas instituições. Tivemos trabalhos aqui tratando da redução de tempo de permanência dos pacientes em pronto atendimento, grupos trabalhando na melhora do faturamento da instituição, todos os temas com intuito de atuar no gargalo que aquela instituição enfrenta”, afirma.

Barbara explica que com a pandemia, muitas instituições precisaram rever seus métodos e a se prepararem para uma realidade completamente diferente da vivida há dois anos. Para ela, é tempo para novas oportunidades para projetos que organizem processos e fluxos dessas instituições durante o período de Covid-19.

“Tivemos vários exemplos de trabalhos de como proceder para resolver problemas e melhorar a gestão nas instituições, são profissionais que estão preparados para enfrentar qualquer situação. A pós-graduação e os temas abordados aqui tem um impacto muito grande neste momento de pandemia, pois apresentamos ferramentas de como organizar processos e padronizar fluxos, além de ter um olhar voltado para o financeiro para termos um plano de retomada quando tudo isso for superado”, finalizou.

 

Ler 59 vezes Última modificação em Terça, 02 Março 2021 10:36
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 
   

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177
(Administrativo/Financeiro)

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.