18 Fevereiro

Fleury lança plataforma de testes genéticos com foco em oncologia

O Grupo Fleury anunciou o lançamento da Sommos DNA, uma plataforma de testes genéticos destinada a todos interessados em conhecer mais sobre sua saúde e os riscos de desenvolver doenças hereditárias. O primeiro produto da companhia é um mapeamento genético para analisar 30 genes associados aos cânceres hereditários de mama, melanoma, ovário, pâncreas, útero, gástrico, colorretal e próstata, que identifica mutações no DNA e sua relação com as probabilidades do desenvolvimento de doenças a longo prazo ou que podem ser herdadas. Em breve, 20 novos genes serão incorporados, o que permitirá o aumento do escopo do teste oncológico, bem como a plataforma oferecerá novos tipos de testes genéticos relacionados a doenças cardíacas.

“O mapeamento genético por meio dos testes da Sommos Saúde tem como público-alvo pessoas saudáveis, que apresentam ou não predisposição a doenças hereditárias, para que cada indivíduo tenha maior conhecimento sobre seus riscos e possa fazer o gerenciamento da sua própria saúde”, explica Arthur Hernandes, head de Genômica do Grupo Fleury.

Pelo site, a pessoa faz um cadastro, compra o teste de DNA e recebe em sua casa ou no local de preferência o kit de coleta contendo um pequeno tubo plástico e instruções de uso. A partir daí, é só obter, com a ajuda de um cotonete, um pouco de saliva extraída da parte interna da bochecha, colocar essa amostra dentro do tubo e, depois, devolver o kit pelos Correios.

“O novo serviço de excelência que acaba de entrar em rotina estimula a proatividade do paciente com seu bem-estar e qualidade de vida, além do cuidado com todos os membros da família, a fim de prevenir os riscos de ter alguma doença por meio do diagnóstico precoce e, assim, planejar o futuro da saúde”, explica Miguel Mitne Neto, biólogo, pesquisador sênior do Grupo Fleury e responsável técnico da Sommos DNA.

“Este é mais um passo de nossa jornada no Grupo Fleury rumo à personalização da medicina para nossos clientes”, completa Arthur Hernandes.

Fonte: Medcina S/A