13 Janeiro

Em uma semana, ocupação em UTI adulta aumenta em 11% e pediátrica sobe 20%

A taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para o tratamento da Covid-19 nos hospitais de Mato Grosso, ofertadas pela rede pública de saúde, aumentou cerca de 11% nas de adulto e 20% nas pediátricas. Os números de infecção pela doença vêm aumentando nas últimas semanas, sendo que nas últimas 24 horas, o Estado registrou dez mortes e 1.747 novos casos.

De acordo com informações do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso possui um total de 418 UTIs pactuadas exclusivas para Covid-19, entre adulta e pediátrica, ofertadas pela rede pública.

Dos 15 leitos pediátricos de UTI exclusivos para Covid-19, nove estão ocupados enquanto dos 403 leitos para adulto, 253 estão ocupados. No último dia 4 a ocupação de leitos pediátricos era 6 e a de adulto era 206.

Desta forma, na semana passada a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulta era de 51,12% e nesta semana já é de 62,78%. Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica exclusivos para Covid-19 era de 40% e nesta semana já é 60%.

Ainda segundo o boletim, no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito (Tangará da Serra), no Hospital Regional de Sorriso e no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro (Nova Mutum) a taxa de ocupação em UTIs exclusivas para Covid-19 é de 100%.

No Hospital e Maternidade Santa Rita (Várzea Grande), Hospital Municipal de Juína Dr Hideo Sakuno e Hospital Regional Irmã Elza Giovanella (Rondonópolis) a ocupação está em 90%. Na capital, a taxa de ocupação no Hospital Municipal São Benedito é de 55% e no Hospital e Pronto Socorro Municipal a taxa de ocupação de UTIs exclusivas para Covid-19 é de 47,5%.

Com relação aos leitos em hospitais particulares, nesta segunda-feira (11) o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) informou que os hospitais chegaram a taxa de ocupação de 80%. Na semana anterior (04) estava em 60%

Fonte: Olhar Direto