14 Outubro

Hospital Santa Casa fecha dez UTIs da Covid-19 e inicia processo para retomar cirurgias eletivas

Com a baixa ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19, o Hospital Estadual Santa Casa iniciou o processo para retomada das cirurgias eletivas. Nesta terça-feira (13), a unidade efetuou o desligamento de 10 UTIs específicas para tratamento de pacientes com coronavírus.

Com a redução, a unidade passa a contar com 50 leitos de UTI. A medida não irá interferir na prestação de serviço, uma vez que na segunda-feira (12), o percentual de ocupação chegou a ficar em 31,6%.

O percentual registrado pela Santa Casa foi menor do que a média da ocupação relativa a todos os hospitais de Mato Grosso, que é de 54%, com uma diferença de 23%. A redução dos leitos já consta do Painel Epidemiológico nº 219 desta terça-feira (13). Já com a redução, a unidade tem 38% de ocupação das UTIs destinadas ao tratamento de Covid-19.

“Nosso planejamento prevê uma redução no número de leitos da Santa Casa e a transferência de parte desses leitos para o Hospital Metropolitano. Desta forma, vamos ter leitos suficientes no Hospital Estadual para a retomada das cirurgias eletivas.

O Metropolitano seguirá como a principal referência para o atendimento de pacientes com a Covid-19”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Fonte: Olhar Direto