14 Outubro

Teste Rápido de Covid da Roche é aprovado no Brasil

A Roche recebeu a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para seu teste rápido de antígeno para SARS-CoV-2. O novo teste portátil destina-se à detecção precoce da infecção por SARS-CoV-2 em pacientes que apresentam sintomas clínicos da doença, auxiliando no diagnóstico da doença, com resultados em até 15 minutos. Realizado por meio da coleta de amostra da naso e orofaringe por swab, a solução é uma alternativa para apoiar profissionais de saúde na identificação de pacientes na fase inicial da doença no local de atendimento. O produto tem sensibilidade de 96,52% e especificidade de 99,68%.

De acordo com a empresa, por permitir a realização de exames fora dos laboratórios clínicos e perto do paciente, a solução permite ampliar o acesso ao diagnóstico seguro e rápido onde não há infraestrutura laboratorial disponível ou em pacientes com dificuldade de acesso venoso, como crianças, idosos ou pacientes em tratamento oncológico, por exemplo.

“Em um cenário em que a pandemia persiste e ainda não temos vacinas e tratamentos disponíveis a toda a população, os testes de alta qualidade continuam desempenhando um papel importante para aprimorarmos de forma rápida a gestão dos pacientes”, afirma Antonio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil. “Estamos certos de que o novo teste rápido de antígeno fará a diferença para apoiar os profissionais de saúde por todo o país, principalmente em lugares onde há dificuldades de acesso à solução molecular de RT-PCR”, conclui.

Fonte: Medicina S/A