20 Maio

Mato Grosso recebeu dez leitos de UTI do Ministério da Saúde, mas sem nenhum respirador

O Ministério da Saúde encaminhou dez leitos para Mato Grosso que deveriam ser para Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no entanto, todos vieram sem os respiradores mecânicos. A informação foi dada pelo secretario de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (19).

 “Há um grande desconforto e dificuldade para ampliar os leitos de UTI, já que o principal para formar um leito de UTI são os respiradores mecânicos, e há dificuldade para adquirir no Brasil, dificuldade par adquirir na China, dificuldade do próprio Ministério da Saúde de entregar aos estados aquilo que foi prometido”, lamentou.

Atualmente, Mato Grosso conta com 214 leitos de UTI na rede pública, e o número deve ser maior com a entrega dos que ainda são planejados pelo governo, durante o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Gilberto, na mesma entrevista, ainda lamentou que o Ministério continue sem um nome em substituição ao Nelson Teich, que deixou a pasta no último dia 15. Por enquanto, o General Pazuello está como ministro interino.

“Afeta todos os estados, e afeta o trabalho de todos os secretários de estado e secretários municipais de saúde. A falta de uma condução nacional traz sim um estrangulamento à saúde do país. Isso não é confortável, nós estamos no meio de uma pandemia, e essas soluções, no meu entendimento, quando necessárias, as substituições tem que acontecer no mesmo dia”, afirmou. “Não é possível que um país fique à deriva, sem a nomeação de um ministro, pra que possa se interar o mais rápido possível das necessidades que nós temos de enfrentamento”.

 

Fonte: Olhar Direto

Ler 29 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.