11 Fevereiro

Hospitais privados em MT adotam protocolos e estão prontos para receber pacientes com Coronavírus Destaque

Unidades adotaram protocolos e treinaram equipes para atuar, caso o surto do vírus chegue ao Estado

Os hospitais privados de Mato Grosso já estão preparados para receber pacientes que possam estar contaminados com o novo Coronavírus. As unidades de saúde particulares adotaram protocolos de atendimento e já treinaram equipes para atuar com agilidade e segurança, caso o surto do vírus chegue ao Estado.

A informação é do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat). A diretora-executiva da organização, Patrícia Chaves West explica que cada unidade de saúde tem adotado um protocolo, mas que a maioria tem medidas semelhantes.

“Quando os hospitais receberem pacientes suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus, serão encaminhados para uma sala de isolamento. Os funcionários dos hospitais que atuarem com esses pacientes deverão estar devidamente equipados e protegidos. As equipes já passaram por treinamentos”, enfatiza.

Patrícia diz ainda que os gestores das unidades de saúde estão preocupados, mas ainda não existe pânico em relação à epidemia do vírus. “Como até o momento houve apenas um único caso de suspeita, que inclusive, já foi descartado de ser pelo vírus, não existe ainda um estado de alerta ou pânico. O que podemos dizer é que os hospitais privados estão preparados para receber esses pacientes”, ressalta.

Na sexta-feira (7), o Governo do Estado descartou a possibilidade de contaminação em uma paciente internada no Hospital Regional de Rondonópolis. O secretário de saúde, Gilberto Figueiredo, chegou a ir à cidade para tranquilizar a população e anunciar que a suspeita não se confirmou.

Na última semana, Gilberto se reuniu com o ministro da saúde e demais secretários estaduais de saúde para definir ações de prevenção e atendimento aos pacientes com suspeita de infecção ou que tenham contaminado a doença.

Entre as metas estabelecidas na reunião, ficou definido que os Estados tem até o fim da próxima semana para apresentar Planos de Contingência para Enfrentamento ao novo Coronavírus.

O Governo do Estado anunciou que já ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES-MT), que é um grupo multidisciplinar gerenciador de crises ligadas à saúde que foi criado em 2014, por determinação do Governo Federal, para atuar durante a Copa do Mundo.

De acordo com informações da Secretária Estadual de Saúde, o COES-MT não precisou ser utilizado durante a Copa, pois no evento não houve nenhuma epidemia. O grupo é coordenado pelo próprio secretário de Saúde.

Protocolo contra o Coronavírus

Um protocolo elaborado pela Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Cuiabá, disponibilizado ao Livre pelo Sindessmat aponta em 16 páginas todos os procedimentos que precisam ser adotados pelas unidades privadas de saúde ou que quiserem adotar as medidas quando atenderem pacientes com suspeita de contaminação.

A orientação é que os profissionais que atuarem com os pacientes suspeitos não circulem em outras alas do hospital, e fiquem restritos a ala de isolamento.

Esses profissionais tem que usar diversos EPI – Equipamentos de Proteção Individual – como máscara cirúrgica, máscara de proteção respiratória, luvas, protetor ocular ou protetor de face, gorro descartável e avental.

O protocolo também indica que os leitos das enfermarias devem ser separados por coorte, que são divisórias que isolam os pacientes de modo, que evite o contato entre os suspeitos de infecção.

A recomendação também é que os pacientes com suspeita de contaminação devem ser protegidos por máscaras desde o momento em que tiver suspeita de exposição ao vírus. A medida é recomendada, porque bastam gotículas de salivas para espalhar pelo ar o coronavírus.

Fonte: O Livre

Ler 179 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.