14 Janeiro

Tecnologia foi mostrada como a grande aliada da saúde para a entrega de valor no Conahp Destaque

Especialista internacional afirmou no congresso que a internet das coisas e a inteligência já estão sendo usadas na prevenção de doenças

“Vocês que estão investindo em tecnologia, vocês são o futuro!” Foi assim que o médico Shafiq Rab, vice-diretor geral e diretor de informações do centro médico da Rush University, nos Estados Unidos, deu início a sua fala durante a primeira palestra do Eixo Experiência do Paciente. O tema abordado pelo médico foi “Como a tecnologia tem sido utilizada no mundo para melhorar o engajamento e a experiência do paciente”. Para ele, a tecnologia tem papel fundamental na transição de tratamentos pontuais de saúde para um sistema que prioriza a promoção do bem-estar.

O trio “conectividade, inteligência artificial e machine learning” apareceu como ponto chave para que sistemas de saúde adotem de vez a tecnologia como aliada em seus processos. São essas coisas que já possibilitam ações como a monitoração de pacientes em tempo real, ainda que eles estejam em casa ou a caminho do hospital, receber e enviar dados, diagnosticar antes mesmo de um doente chegar à porta do pronto socorro. Segundo Rab, este cenário que parece futurista já está gerando redução de custos de atendimentos e aumentando o valor de entrega aos pacientes. “A integração entre os equipamentos médicos e a conectividade da internet é essencial para saúde financeira das instituições e a saúde do paciente”, afirmou o médico, que foi enfático ao dizer que a tecnologia é a única salvação financeira e operacional do sistema de saúde privado.

O que no Brasil ainda parece uma realidade distante, já acontece no centro médico dirigido por Rab. “O que fizemos foi usar a inteligência artificial para alimentar nossos sistemas com dados dos pacientes. A partir da tecnologia das coisas (IoT) aliada ao machine learning, conseguimos ter uma previsibilidade enorme sobre nossos pacientes antes mesmo deles apresentarem qualquer doença”, disse(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição de cobertura do Conahp 2019 da revista Panorama.

Ler 15 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.