16 Outubro

SINDESSMAT: 30 ANOS DE CONQUISTAS PARA SAÚDE PRIVADA DE MT

Com foco no “futuro” o Sindessmat contribuiu para evolução e posição estratégica das unidades de saúde privada do Estado

“Pensar globalmente e agir localmente” é nesta direção que o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat) fundado em 16 de outubro de 1989, sob a presidência de Everaldo da França Barreto, comemora 30 anos em 2019.

Ao longo de três décadas de atuação, a entidade defende os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos associados da área de saúde. Além de ter a missão de promover a capacitação dos colaboradores e profissionais do segmento.

Mas a história do Sindessmat começa antes mesmo de 1989. Em junho de 1982 a entidade, foi Associação dos Hospitais do Estado de Mato Grosso, e foi presidido por Emmanuel Almeida de Figueiredo.

Porém, em abril de 1989, o então presidente da associação Everaldo de França Barreto, sugeriu a troca de “associação” para “sindicato”. Isso porque, a segunda definição abrangia melhor as pretensões dos estabelecimentos, uma vez que ampliava o potencial e o poder de trabalho.

Ainda em 1989 o Sindessmat se filiou a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS) e mais tarde a Confederação Nacional de Saúde (CNS). Nesses 30 anos de história, nomes marcantes da área da saúde de Mato Grosso atuaram como presidente da entidade, entre eles; Dr. Everaldo de França Barreto (1986-1993); Dr. Kamil Hussein Fares (1993-95 e 1997-99); Dr. Fares Hamed Abouzeid Fares (1995-97); Dr. Alonso Alves Filho (2001-2005); José Ricardo de Mello (2005).

O atual presidente do Sindessmat e sócio do Hospital São Mateus, Altino José de Souza, relembra a época de criação do sindicato. “Eu sempre acreditei na união dos hospitais, que juntos podemos ser mais fortes, ter mais condições de negociação. E por isso entrei quando ainda era associação. Com a mudança para sindicato, tivemos a oportunidade de nos fortalecer ainda mais como entidade de saúde”, contou.

Para Altino Souza a diversidade é um diferencial marcante do sindicato. “Nós temos grandes e pequenas empresas associadas, e acredito que para eles seja fundamental a existência do sindicato. Nesses 30 anos, o Sindessmat evoluiu, está mais ativo, mais profissionalizado e passou a oferecer mais benefícios”, apontou.

Atuação Inovadora

Atento as demandas das unidades de saúde, o sindicato se divide em duas vertentes: uma corporativa que busca atuar em defesa do segmento e proporcionar desenvolvimento sustentável do negócio. E outra assistencial, que oferece aos associados uma assessoria jurídica, assessoria contábil, assessoria de imprensa, estrutura própria com a sede no Edifício Work Tower e uma grade mensal de palestras e cursos com especialistas de diversas áreas para capacitação de colaboradores e sócios.

O médico ginecologista e obstetra, que atuou como tesoureiro do sindicato por 24 anos, Paulo Affonso Fortunato, destaca a evolução do sindicato e toda luta ao longo dos anos para construir sua representatividade no setor. “Hoje o sindicato está mais dinâmico, contamos com cursos mensais, parcerias para pós-graduações e assessorias das mais diversas”, anunciou Paulo.

Segundo diretora executiva, Patrícia West, uma das responsáveis pelas mudanças de atuação da entidade, a entidade busca proporcionar aos associados cursos de alta qualidade por um preço acessível ou de forma gratuita. E isso tem gerado feedbacks positivos e auxiliado na busca da qualidade pelas empresas da área de saúde.

“Conseguimos dar novo sentido a atuação do Sindessmat junto aos associados. Nosso foco é oferecer as empresas de saúde privada, do interior principalmente, suporte em forma de educação continuada com temas variados que vão desde gestão, finanças, recursos humanos e muito mais”.

Segundo Patrícia, diretora há 9 anos,  a maior parte dos hospitais do interior, não tem acesso a cursos e treinamentos, focados no segmento. A grade de cursos foi criada para atender essa demanda.

Outra novidade que a entidade levou aos associados é a transmissão online dos cursos, a prática que começou a ser adotada em 2019, facilita a adesão e a acessibilidade dos membros.

Ao todo, desde 2018, foram realizados 31 programas de qualificação, entre palestras e cursos. Dentre os conteúdos ministrados, estão: serie de cursos sobre a Reforma Trabalhista, Curso de Faturamentos, Curso de Reforma Tributária, Curso de Ferramentas de qualidade e, o mais recente, o Ciclo de Receitas.

Todos os cursos ministrados acontecem na sede própria do Sindessmat, no Edifício Work Center, que é composta por quatro salas, com mais de 600 m², uma sala de reuniões e um auditório.  A sua compra foi destacada pelo Dr. Paulo Fortunato.  

“Na época não tínhamos recursos, mas houve uma mobilização e arrecadamos uma parte e o restante financiamos. Em vez de pagarmos em dez anos, em três anos quitamos tudo. Após seis sedes alugadas, termos um local próprio trouxe um ganho para categoria”.

Fortalecimento e especialização

Além de cursos o Sindessmat, por meio de parcerias, implantou cursos de pós-graduação na área de saúde. Em 2018 o sindicato formou a primeira turma no “Programa de Especialização em Gestão de Negócios em Saúde”, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Já em outubro 2019, o sindicato e o Hospital Israelita Albert Einstein iniciam uma turma de pós-graduação em Excelência Operacional na Área da Saúde – Lean Six Sigma na modalidade In company.

“O papel do sindicato tem sido este trazer ferramentas para que as empresas consigam se manter no mercado e tenham resultados, mesmo em meio as adversidades. Nosso objetivo, com os cursos de especialização e de educação continuada, é oferecer aos associados um diferencial estratégico, que só cursos de atualização podem dar”, defende Patrícia.

Atuação consolidada

Compromissado com a evolução do segmento de saúde privada no Mato Grosso e no país o Sindessmat em parceria com a Fenaess realizou em Cuiabá o VII Congresso Brasileiro FENAESS, em setembro de 2018.

O evento reuniu grandes players da saúde, autoridades, profissionais do setor, advogados e estudantes que discutiram temas acerca da qualidade da gestão do setor de saúde. Tais como: futuro da saúde suplementar, compliance, automação e inovação, governança clínica, cenários e perspectivas para o setor de saúde.

“Foi um evento importante para nós, contamos com a presença de vários associados do interior e da capital. Lideranças de nosso setor também compartilharam um pouco de seu conhecimento com a gente. Conseguimos cumprir nosso propósito de trazer palestrantes de conteúdo impactante”, relembrou Patricia West.

Ação jurídica efetiva

Além de cursos e eventos o Sindessmat acompanha a legislação vigente que rege o mundo da saúde privada. Neste sentido há uma atuação preventiva do sindicato em defesa dos interesses dos estabelecimentos de saúde. O Sindicato junto com sua assessoria jurídica teve êxito em várias ações judiciais de defesa dos interesses econômicos, profissionais e sociais da categoria.

Uma das ações mais impactantes para o setor foi a decisão judicial, que desobrigou os associados a manter farmacêutico em seu quadro de funcionários, desde que disponha apenas de dispensário de medicamentos.

Essa medida beneficiou diretamente os hospitais do interior. Atualmente muito contam com apenas 10 leitos, e a manutenção de um farmacêutico é inviável, pois não possui um grande volume de serviço que justifique o profissional. A decisão prevê que sem farmacêutico, o diretor técnico do hospital fica responsável pelo controle dos psicotrópicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindessmat - ÍconePress 

Ler 173 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.