07 Outubro

SUS disponibiliza vacina polivalente contra pneumonia bacteriana a pacientes de risco

Acaba de ser aprovada a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina pneumocócica conjugada Prevenar 13, o único imunizante que oferece proteção contra as doenças pneumocócicas (como pneumonia, meningite e septicemia) causadas pelos 13 sorotipos de pneumococo mais prevalentes em todo o mundo: 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F.

Produzida pela Pfizer, a Prevenar 13 é a única vacina pneumocócica conjugada licenciada no Brasil para todas as faixas etárias. Ela beneficiará pacientes imunossuprimidos (com comprometimento do sistema imunológico) a partir de cinco anos de idade. É um grupo de alto risco que engloba pacientes oncológicos, transplantados e com HIV. Na comparação com indivíduos saudáveis, eles apresentam um risco aumentado para desenvolvimento de pneumonia e doenças pneumocócicas invasivas.

Em portadores de HIV, por exemplo, a diminuição da capacidade das células de defesa provocada pelo vírus faz com que o paciente apresente um risco para doença pneumocócicas graves até 100 vezes maior em relação a pessoas sem essa condição[. A utilização de imunossupressores, ministrados para evitar rejeição em pacientes transplantados, também pode interferir na capacidade imunológica. “Pacientes oncológicos, uma população em crescimento no país, representam outro grupo mais suscetível à doença pneumocócica , uma vez que o sistema imune pode ser enfraquecido pelo câncer e, também, pelos tratamentos à base de quimioterapia ou radioterapia, que afetam as células de defesa”, afirma a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.

A imunização ocorrerá nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), do Programa Nacional de Imunizações, distribuídos em todos os Estados do país. As doses estão programadas para chegar nos CRIEs ao longo do mês de outubro. É possível conferir os endereços das unidades dos CRIEs no portal da Família, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Informe-se no CRIE mais próximo de você sobre a disponibilidade da vacina.

Pneumonia: hospitalizações e mortes

A pneumonia é uma doença respiratória provocada por bactérias, vírus ou fungos. Três a cada 10 casos diagnosticados estão associados à bactéria pneumococo. De acordo com a OMS, o Brasil está entre os 15 países do mundo com maior incidência de quadros de pneumonia causados por esse agente, que é responsável por 1,6 milhão de mortes por ano em todo o mundo.

Neste contexto, a vacinação contra o pneumococo assume um papel fundamental, especialmente para os pacientes de risco. Aprovada no Brasil em 2010, primeiro para crianças entre 6 semanas e 6 anos incompletos, a vacina Prevenar 13, é também disponibilizada nas clínicas particulares com indicação para todos os grupos etários acima de 6 semanas de vida.

 

Fonte: Anahp

Ler 17 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.