27 Setembro

Excelência operacional foi tema de workshop realizado no Sindessmat Destaque

Palestra realizada em parceria com o Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa serviu como prévia de pós-graduação que será realizada em outubro

A gestão de custos tem se tornado o centro das atenções nas empresas de todos os segmentos, e na saúde não é diferente. Os custos nessa área estão cada vez maiores e o gerenciamento destes processos para aumentar a eficiência operacional pode ser o diferencial na saúde financeira das entidades. Foi pensando nesta questão que Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Mato Grosso (Sindessmat) realizaram na noite de ontem (26), o Workshop “Excelência Operacional: Transformando Processos em Organizações de Saúde”, na sede do sindicato, em Cuiabá.

Comandada pelo coordenador da turma de pós-graduação de excelência operacional Lean Six Sigma, Raphael Motta, o encontro recebeu gestores e administradores da área da saúde de vários municípios do Estado.

Segundo Raphael, o workshop teve como objetivo apontar onde se deve ter uma atenção maior aos controles dos custos e despesas dos hospitais, sem que haja perda na qualidade do atendimento.

“Nosso desafio é tornar um hospital mais eficiente sem tirar o foco na segurança e no atendimento ao paciente. Como podemos atendê-lo da melhor maneira possível, sem que existam perdas e despesas desnecessárias e que impactam diretamente na saúde financeira da instituição. Apresentamos no workshop tópicos trabalhados na pós-graduação, pontos que são aprofundados e que direcionam os alunos a melhores práticas”, explicou.

Ainda de acordo com Raphael, o setor de saúde, hoje em dia, peca no seu principal objetivo que é o de atender bem seus pacientes. “O que mais observamos no mercado é que essa forma de assistir o usuário ainda tem um nível muito elevado de desperdício e retrabalho. O que aumenta ainda mais o custo da operação. Nosso objetivo então é continuar com foco no paciente, mas sendo o mais eficiente possível nos usos de recursos dos hospitais, utilizando somente os materiais e medicamentos necessários em cada atendimento”, destacou.

Sobre a pós-graduação

O Hospital Israelita Albert Einstein com o apoio do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso – Sindesmatt, oferecerá em Cuiabá o curso de Pós-Graduação em Excelência Operacional na Área da Saúde – Lean Six Sigma na modalidade In company, com início previsto para outubro.

Pioneiro na América Latina, este curso capacita o aluno a identificar oportunidades de melhoria em processos assistenciais e administrativos a fim de aperfeiçoar o desempenho de suas instituições com o aumento da produtividade, garantia de segurança e satisfação dos pacientes, redução de desperdícios e custos em hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de saúde ou indústria farmacêutica, exigências cada vez maiores no atual cenário da saúde.

O aluno terá a oportunidade de receber dupla certificação (Green Belt), caso o trabalho aplicado se desenvolva conforme a metodologia, se tornando um grande diferencial do curso.

“Na pós-graduação a gente constrói o modelo mental, com uma gestão com visão de negócio para um líder hospitalar. Como gerir sua instituição da melhor forma possível sem esquecer o direcionamento e o propósito do hospital tanto nas áreas assistenciais quanto nas áreas administrativas”, ressaltou Raphael Motta.

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, informou aos participantes sobre condições especiais aos associados interessados em fazer a pós-graduação em excelência operacional na área da saúde.

“Por conta da nossa parceria com o Albert Einstein para a realização do curso de pós graduação, associados em dia com a mensalidade terão direito a um desconto de até 25% no valor total do curso, sendo possível o parcelamento em até 15 ou 24 vezes”, afirmou.

Para se inscrever ou mais informações sobre o curso de Pós-Graduação em Excelência Operacional na Área da Saúde acesse o link: http://bit.ly/2LgcyTS

Assessoria de Imprensa Sindessmat - ÍconePress

Ler 24 vezes Última modificação em Sexta, 27 Setembro 2019 18:01