05 Setembro

Anahp Acontece – 04 de setembro

A Associação realizou na última terça-feira pela manhã (03) um encontro com representantes de consulados de diversos países no auditório da sede da entidade, em São Paulo. A apresentação teve como objetivo mostrar para o público a atuação da Anahp na área da saúde e o que a associação representa no âmbito político e institucional do setor. As embaixadas da França, Espanha, os consulados dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suíça, Nova Zelândia, as câmaras de comércio da Coreia do Sul, França e Árabe-Brasileira, além da câmara espanhola participaram do evento.

curso Ciência da Melhoria com IHI

Na parte inicial do encontro, o diretor de Mercado da Anahp, Jadson Costa, expôs um panorama do cenário econômico da saúde no Brasil, bem como dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). As informações foram referentes à expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2019 e 2020, a taxa de emprego no país e a participação expressiva do setor hospitalar na criação de novas oportunidades.

Costa contou sobre o surgimento da Anahp e o crescimento da instituição no setor de saúde. “Em 2001, 23 hospitais se reuniram com o objetivo de criar uma associação com representatividade política e institucional no setor de saúde, para defender seus interesses e necessidades e fazer com que os hospitais fossem ouvidos, tanto por agências reguladoras, quanto pelo governo”, explicou o diretor, enfatizando que hoje a associação conta com 121 membros.

Evelyn Tiburzio, diretora Técnica da Anahp, apresentou aos expectadores a utilização do SINHA (Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp), plataforma que permite a gestores de hospitais melhorar o planejamento estratégico e auxiliar nas tomadas de decisões. “O SINHA foi construído por um grupo de profissionais com robustez para coletar indicadores de performance e, agora, coletar indicadores de desfecho”, disse.

Os eventos da Anahp também foram abordados, entre eles, o Conahp. Na edição de 2019, o congresso, que debaterá a “Saúde baseada em valor: o papel do hospital como integrador do sistema”, trará experiências de sucesso realizadas em outros países para os profissionais e gestores em saúde no Brasil.

Brasília recebe segundo encontro do Curso de Ciência da Melhoria em parceria com IHI

Hoje, dia 4 de setembro, aconteceu o segundo encontro do Curso de Ciência da Melhoria. Promovido pela Anahp, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o workshop foi presencial e sediado Brasília. Ao longo dia, foram apresentados conceitos sobre projetos de melhoria, construção de indicadores, entendimento de variação gráfica, além de uma atividade prática em que cada grupo deveria simular como engajar o paciente e a família nos cuidados.

Curso de Ciência da Melhoria com IHI

Poder aplicar na saúde pública alguns dos conceitos mais avançados de gestão e qualidade de atendimento é um dos propósitos da Associação, que por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), possibilitou capacitar profissionais de 15 hospitais públicos da região, além de outras 15 instituições associadas à Anahp.

O programa, desenvolvido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), teve início em maio deste ano e terá duração de nove meses. O período inclui preparação preliminar, workshops, encontros virtuais de acompanhamento, revisão e ensino dos conteúdos, compartilhamento das experiências e análise de resultados.

Fonte: Anahp