21 Agosto

Conexão CBEXs Mato Grosso abordou futuro digital da saúde e perfil do novo líder Destaque

O Chapter Mato Grosso foi o primeiro encontro do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde e entregou certificados de novos fellows da entidade

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Mato Grosso (Sindessmat) sediou na noite de ontem (20.08), a 1ª Conexão Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs) Chapter Mato Grosso. O evento, que contou com palestrantes de renome nacional, abordou as mudanças no setor da saúde com os avanços da tecnologia e teve como tema, “Perfil do novo líder da saúde”. Ao final das palestras houve ainda a diplomação dos novos fellows da entidade.

Realizado no auditório do Sindessmat, em Cuiabá, a palestra contou com a presença de executivos da área da saúde, lideranças do setor além de associados do Sindessmat. A proposta foi de promover educação continuada para lideranças e troca de conhecimento sobre boas práticas em gestão, assistência, finanças, governança, regulação, negociação, comunicação e tecnologia.

O painel de palestras foi aberto pelo CEO da CBEXs, Luiz Felipe Costamilan. O profissional destacou as mudanças e os avanços causados pela tecnologia na área da saúde. Segundo ele, transformações estão acontecendo na sociedade, muito por conta do fácil acesso a dados e informações e deve impactar até mesmo no atendimento aos pacientes em hospitais. Por isso os executivos e gestores devem estar atentos para acompanhar essas novas demandas.

“Essas mudanças terão impacto direto na forma de liderar. A capacidade dos executivos em levar adiante organizações de saúde para que cumpram seus objetivos também está mudando, e os líderes precisam estar cientes disso. Será preciso conhecer a instituição e o ambiente ao seu redor, ou seja, a sociedade no qual se está inserido, para que os executivos sejam capazes de levar adiante as organizações. Para serem sustentáveis do ponto de vista econômico e impactar positivamente na sociedade onde atuam”, explicou.

Costamilan destacou ainda as principais características que o novo líder deve possuir para gerir as instituições. “A liderança 4.0, como está sendo chamada, procura engajar a equipe em um propósito. É uma liderança baseada mais em uma atuação de influência do que de autoridade. Além de ser antenada na comunidade e no mundo como um todo”, pontuou.

Já o médico, CEO e Founder of Meddic Inc, Miguel Aguiar Netto, ministrou sobre o futuro digital da saúde e destacou como isso será benéfico principalmente para o usuário do sistema da saúde.

“O surgimento das novas tecnologias digitais na área da saúde trarão uma grande transformação no processo de atendimento, que serão modificados e melhorados. Vamos ter condições de conhecer melhor a população, saber o que essas pessoas buscam na área da saúde e ofertar serviços mais personalizados e de maior qualidade”, afirmou.

Netto destacou ainda o surgimento de aplicativos para smartphones, que já são utilizados com mais frequência em outros países e devem ganhar mercado no Brasil nos próximos anos. O que dará mais celeridade ao atendimento e liberará os profissionais da saúde de uma série de serviços repetitivos e burocráticos.

“Um exemplo disso é o Babylon Health, muito utilizado no Reino Unido. O aplicativo está usando inteligência artificial para se tornar um conselheiro em saúde, o paciente conversa com o app antes de chegar ao sistema de saúde. Dessa forma, o usuário já sabe qual especialidade deve procurar para se tratar”, contou.

Para o presidente do chapter Mato Grosso e diretor presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello, a realização do evento com profissionais do CBEXs e de renome nacional mostra que Mato Grosso e os profissionais da saúde daqui estão cientes do seu papel no mercado.

“Estamos orgulhosos de receber profissionais gabaritados e de referencia no país, que pensam a saúde de um jeito moderno. Compartilhar conhecimentos com nossos profissionais é de suma importância para a evolução das entidades de saúde de Mato Grosso. A realização deste evento é resultado do esforço conjunto entre o Sindessmat, CBEXs e todo o setor. A saúde é um negócio muito importante para a economia do país, por isso precisamos estar atualizados para prestar um serviço de qualidade”, ressaltou.

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West destacou o objetivo da realização do evento para o segmento da saúde. “O sindicato é bem ativo em relação a trazer palestras e eventos voltados para as instituições de saúde, mas desta vez foi um pouco diferente, pois o conteúdo apresentado serviu também para o crescimento profissional dos gestores e executivos”, concluiu.

Ao final do evento foram entregues certificações para os novos fellows do CBEXs. São eles; Altino José de Souza, Jorge Teixeira, Roberto Freitas, Mara Nasrala e Gledson Iuris Anhaia.

Assessoria de imprensa Sindessmat - ÍconePress

Ler 69 vezes Última modificação em Quarta, 21 Agosto 2019 18:03