10 Julho

Estado aplica só 8% da receita na Saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social realizou hoje (9) audiência pública para debater o 1º quadrimestre – janeiro a abril de 2019 – do balancete orçamentário e financeiro da Secretaria de Estado e Saúde (SES). Nesse período, de acordo com o secretário Gilberto Figueiredo, a despesa própria executada com a saúde foi de R$ 316.3 milhões.

Nos primeiros quatro meses do ano, ao invés de o governo aplicar os 12% constitucional à saúde pública, o governo do Estado aplicou apenas 8.34%. Com isso o valor referente à diferença entre o executado e o limite mínimo constitucional foi menor em R$ 138.4 milhões. Para os 141 municípios mato-grossenses, nesse período, o governo repassou o montante de R$ 107,6 milhões. No ano passado, na gestão do ex-governador Pedro Taques, na mesma época, o montante transferido foi de R$ 101,5 milhões.

Fonte: Folha Max