10 Julho

Santa Casa deve ser entregue em 15 dias Destaque

Inicialmente previsto para ser reaberto no fim do mês passado, o novo Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, continua fechado e em reformas. Agora, a expectativa do governo do Estado é que a unidade hospitalar seja colocada à disposição da população mato-grossense, especialmente, de quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) em 15 dias. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta deverá estar presente na reabertura do Hospital Estadual. Instituição filantrópica, a Santa Casa fechou as portas há praticamente quatro meses alegando dificuldades financeiras.

“Nós adotamos um procedimento que era para ser uma reforma por dentro, que é uma história. Você sabe como começa e não sabe como termina por que mexe numa coisa e aparece outra. Então, fizemos é uma grande reforma na Santa Casa, que vocês vão perceber isso na inauguração. Mas, essa reforma praticamente termina ao longo dessa semana”, disse o governador Mauro Mendes na semana passada.

Mendes frisou ainda que o governo vem fazendo as licitações emergenciais para contração dos serviços que serão disponibilizados. “Nós acreditamos que nos próximos 15 dias no máximo nós tenhamos condições de reabrir a Santa Casa e os serviços que ela irá oferecer”, reforçou o governador. A Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) também enfatizou que os procedimentos de readequação predial do hospital já estão em fase final. Já foram realizadas as manutenções nos setores da terapia intensiva (UTI), da cozinha, da recepção, da pediatria, do refeitório, do pronto atendimento infantil e do setor administrativo.

Também já foi finalizada a dedetização de toda a estrutura e será efetivada a desinfecção do local para o restabelecimento dos atendimentos. “Os procedimentos de readequação foram estimados em aproximadamente R$ 1,5 milhão e visa à entrega de uma unidade hospitalar mais completa e estruturada à população mato-grossense. Como já foi amplamente divulgado, o Hospital Estadual Santa Casa manterá os serviços anteriormente prestados, sendo uma unidade referenciada para média e alta complexidade”, informou.

Em maio do ano passado, o Estado decretou a requisição administrativa dos Bens e Serviços da Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia, que fechou as portas em 11 de março. Desde então, vem trabalhando para restabelecer o pleno funcionamento da unidade, agora como Hospital Estadual. A título de indenização pelo uso dos bens móveis e imóveis do antigo hospital também já efetivou parte dos repasses financeiros, de um montante da ordem de R$ 10,8 milhões, destinados ao pagamento dos servidores da antiga unidade filantrópica.

ALA PEDIÁTRICA

As obras passam pelos três blocos onde irão funcionar a “ala pediátrica”, que terão um novo visual. As paredes dos corredores foram revestidas de cores vivas e alegres, com desenhos lúdicos e inspiradores. Diversas iniciativas estão sendo realizadas para garantir o conforto e estímulo às crianças que estiverem em processo de tratamento.

O hospital contará com 30 leitos de tratamento intensivo adulto, 10 de UTI pediátrica, nove vagas de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 vagas exclusivas para o pronto-atendimento infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade, isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.

Fonte: Diário de Cuiabá

Ler 33 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.