28 Junho

Sindessmat realizou primeiro módulo do curso sobre o Ciclo da Receita

O evento, que aconteceu nos dias 28 e 29 de junho, é o primeiro de quatro módulos

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) realizou nos dias 28 e 29 de junho o primeiro dos quatro módulos da série de cursos sobre o “Ciclo de Receita”, na sede da entidade, em Cuiabá. O encontro teve como objetivo promover conhecimento em relação às dificuldades encontradas na gestão das empresas de saúde, apontando sugestões de melhoria das práticas do dia a dia das instituições.

Ministrado pela graduada em Administração Hospitalar, com pós-graduação em Gestão de Negócios em Saúde, Adriana Martins Ferreira, o primeiro dos módulos tratou sobre “Receita”. Entre os tópicos discutidos estavam: cenários e tendências de saúde no Brasil; papéis e responsabilidades dos envolvidos na geração das receitas; comercial com a gestão de contratos, análise de perfil das fontes pagadoras, reajustes, relacionamento e negociações; entre outros.

Segundo Adriana Martins, o curso tem o compromisso de levar uma reflexão para dentro da instituição, começando pela receita até chegar à gestão orçamentária, para segurar o custo e manter a qualidade. “A qualidade hoje é uma questão muito pontual, mas financeiramente não tem como dar certo se eu não conseguir harmonizar os dois tópicos. Com a gestão orçamentária há uma programação para o futuro”, afirmou.

A administradora ressalta ainda a importância em se falar do tema e do por que começar pela palestra receita. “Não dá pra falar de resultado sem tratar as peculiaridades da receita e também da gestão orçamentária, pois são assuntos complexos. São ferramentas básicas para melhorar a gestão da instituição que têm dado resultados positivos em outros Estados, é claro, sempre adequando a realidade de cada cidade”, destacou.

Para a administradora da Hemodinâmica Cinecor, Fernanda Andrade da Silva, participante do módulo, o curso é fundamental para a atualização do profissional. “Eu acho muito importante a parceria com o sindicato. Afinal os cursos na área de saúde no Estado são muito limitados. E é através do Sindessmat, que muitos profissionais terão acesso a esse nível de curso”, pontuou.

Eliane de Fátima, diretora executiva do Hospital 13 de Maio, de Sorriso (distante 397 km de Cuiabá), veio para a palestra buscando absorver novos conhecimentos para agregar a sua equipe do dia a dia. “Manter-se atualizado faz toda a diferença na nossa rotina. E vimos como o Ciclo da Receita é muito importante, principalmente ao percebemos o quanto perdemos no meio do caminho”, disse.

De acordo com a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, o curso, que faz parte de um ciclo, ao todo serão quatro módulos, faz alusão às comemorações de 30 anos do sindicato. “São temas que recebemos como demandas de nossos associados e são importantes para a gestão dos hospitais. Além disso, pelo fato das palestras voltadas para a saúde serem raras no nosso Estado, é tão importante que o Sindessmat mantenha os associados atualizados sobre o mercado”, explicou.

CICLO DE CURSOS – Os próximos cursos sobre o “Ciclo de Receita” acontecerão nos dias 16 e 17 de agosto sobre “Gestão de Custos”, 25 e 26 de outubro sobre "Gestão baseada em resultados" e 29 e 30 de outubro sobre “Gestão Orçamentária”.

Indicados para profissionais que exercem funções de direção, gerência e profissionais da área econômico-financeira das organizações de saúde, as inscrições poderão ser feitas por módulos no valor de R$ 200 para associados e R$ 400 para não associados. Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (65) 3623 0177.

Ler 83 vezes Última modificação em Quinta, 04 Julho 2019 18:05