11 Junho

Falta de soro antiofídico atinge municípios em Mato Grosso

Em decorrência de uma adequação realizada pelo Ministério da Saúde, cidades de Mato Grosso têm sido prejudicadas pela falta de soros antiofídicos. É o caso de Sinop (500 Km de Cuiabá), onde a secretária municipal de Saúde anunciou na sexta-feira (7) que o estoque dos medicamentos está se esgotando.

Vale lembrar que os soros são usados para tratar mordidas de cobras e outros animais peçonhentos. A redução na produção ocorreu nas últimas semanas. Com isso, o abastecimento foi afetado em toda rede de saúde do Estado.

A recomendação da secretaria na Capital do Nortão é para que os moradores da cidade redobrem os cuidados, principalmente em locais próximos a regiões de mata. A dica é lembrada também pelo coronel Hector, do Corpo de Bombeiros.

“Esses medicamentos são essenciais, ainda mais nessa época do ano, quando o clima é mais seco e existem mais queimadas. Os animais acabam migrando para a cidade e as chances de incidentes aumentam consideravelmente”, destacou.

Já a coordenadora do Setor de Imunização, Sirlei Castilho, salientou que existem questões que influenciam na dosagem e escolha do soro correto.

“Nossas doses estão acabando. A quantidade de soro e o tipo, dependem muito do animal. O estado de saúde da vítima também influência na hora da prescrição médica”, destacou.

O coronel Hector ainda ressaltou dicas de prevenção para que acidentes sejam evitados.

“Os trabalhadores do campo devem tomar cuidado desde o momento que colocam o calçado para trabalhar, até os locais que caminham. Já nas áreas urbanas, nossa maior recomendação é para que os pais não deixem os filhos pequenos brincando sozinhos em locais com madeiras ou outros materiais acumulados. Todos devem ter uma atenção especial”, relatou.

O coronel finalizou destacando que caso animais peçonhentos sejam encontrados, é primordial que o Corpo de Bombeiros seja acionado pelo telefone 193. “As pessoas nunca devem ir mexer ou tentar retirar os animais por conta própria. Nós sempre estamos à disposição para isso”.

 

Fonte: O livre

Ler 39 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.