07 Junho

Pediatras denunciam falta de medicamento no Pronto-Socorro de Cuiabá; prefeitura nega

A equipe que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica denunciou, nesta terça-feira (04), a falta de materiais básicos e medicamentos no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). De acordo com documento remetido à direção da unidade, faltam desde luvas, seringas e gaze, até papel toalha e sabão para lavar as mãos.

O Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT) já tomou conhecimento da situação e está adotando medidas para cobrar explicações e coibir a recorrente ausência de insumos na unidade.

“É um absurdo faltar até sabão para higienização das mãos. Isso aumenta o risco de infecção hospitalar. Não podemos admitir essa situação”, criticou Adeildo Lucena, diretor de Comunicação do Sindicato.

Em comunicado interno direcionado às diretorias Clínica e Técnica, assim como ao Plantão Administrativo e Farmácia Central, a equipe cobra a disponibilização, em caráter emergencial, desses e de outros materiais e medicamentos considerados básicos para atendimento às crianças e adolescentes.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde assegurou que a denúncia é infundada e encaminhou fotos e documentos contrapondo a acusação dos pediatras.

Em relação à denúncia de que estão faltando materiais básicos no Pronto Socorro, a Secretaria Municipal de Saúde informa:

-Estas denúncias são infundadas. O Centro de Distribuição de medicamentos e Insumos de Cuiabá – CDMIC tem feito entregas de materiais quase diariamente no Pronto Socorro.

-A Secretaria Municipal de Saúde abriu uma sindicância para sindicância para descobrir os responsáveis pelas falsas denúncias.

Fonte: O LIVRE