24 Maio

Santa Casa está fechada há quase 3 meses

A Santa Casa da Misericórdia de Cuiabá, inaugurada em 1817 em um prédio em estilo colonial, passou por muitas crises ao longo dos anos, mas, no dia 11 de março deste ano, a situação do local chegou ao ponto mais crítico e culminou com o fechamento da unidade. A unidade de saúde possui 242 leitos, 30 UTIs e 10 salas de cirurgia.

Os funcionários estão sem receber salários desde outubro do ano passado. Depois de muita polêmica sobre a dívida estimada em R$ 118 milhões e de quem era a responsabilidade para devolver a Santa Casa à população, o estado assumiu a administração.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que não dá para retomar o atendimento sem realizar obras e, para voltar a funcionar, o estado deve gastar, aproximadamente, R$ 500 mil em reforma.

“A nossa meta estabelecida, com o emprenho de toda a equipe da Saúde, é que possamos abrir as portas da Santa Casa na primeira quinzena do mês de junho”, pontuou.

Quando voltar a funcionar, a Santa Casa será uma unidade hospitalar estadual de alta complexidade com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A história

Criada por uma sociedade beneficente para atender a capital, a Santa Casa evoluiu e se tornou um dos locais mais importantes para a saúde do estado. Em 1919, passou a contar com atendimentos das irmãs salesianas, que permaneceram na unidade por 70 anos.

A irmã Francisca Gomes de Santana contou que as religiosas passaram a fazer parte da Santa Casa, por iniciativa de Dom Aquino Corrêa.

“Sendo o governador do estado e também bispo de Cuiabá, ele fez um grande apelo às irmãs salesianas para assumirem a Santa Casa. É uma sociedade beneficente que fazia muito bem para a população”, lembrou.

A caridade sempre fez parte da proposta da instituição para atender principalmente a população mais pobre.

A enfermeira Abigail Dulori trabalhou por 29 anos na Santa Casa e lamenta a situação em que se encontra a unidade de saúde.

“Na minha época, a Santa Casa tinha vários leitos lotados e pessoas que vinham até do interior, porque queriam ser internadas na unidade”, ressaltou.