30 Abril

Hospital do futuro foi debatido no lançamento do Capítulo Mato Grosso do CBEXs Destaque

Encontro, que reuniu cerca de 35 executivos e líderes da saúde mato-grossense aconteceu na sede do Sindessmat

O tema “Hospital do futuro e o futuro dos hospitais” foi destaque no lançamento do Capítulo Mato Grosso do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs). O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (29.04), na sede do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Mato Grosso (Sindessmat), em Cuiabá, reuniu cerca de 35 executivos e líderes da saúde mato-grossense.

Segundo o palestrante e presidente do Conselho de Administração do CBEXs, Fransisco Balestrin, as mudanças na área da saúde não param e as instituições estão em constantes transformações. Os avanços em tratamentos e diagnósticos, a presença cada vez maior da robótica da medicina e a mudança da pirâmide etária do país exigem um novo perfil de hospital.

“O futuro caminha para um cenário marcado por hospitais organizados em rede, que alcançam o paciente fora de seu ambiente, principalmente em casa, no trabalho e no dia a dia, usando aplicativos. Além disso, eles serão especializados, nos quais os profissionais vão estar dedicados não somente aos pacientes, mas também no desenvolvimento de novas tecnologias e novos processos. E são instituições que terão o que chamamos de estruturas abertas: acessíveis para a sociedade como um todo, para o desenvolvimento científico e educacional”, contou.

Outro ponto destacado por Balestrin é que a medicina será personalizada. “Hoje se toma uma medicação que serve para todos nós, por exemplo, de oito em oito horas. Com o tempo isso vai ser feito especialmente para você, cada um terá um tempo distinto. Uma medicina personalizada no ponto de vista da medicação, da prevenção e da genética”, afirmou.

Ainda outra mensagem chave para o hospital do futuro é a inovação centrada no paciente. Em que cada vez mais o hospital deverá se preocupar com a entrega do cuidado com qualidade, segurança e desfecho satisfatório, sem deixar de lado, porém, a integração da relação do paciente com a tecnologia, que existe justamente para buscar a qualidade esperada. “Integrar tudo o que há de mais novo para prover um ambiente assistencial e fazer inclusão digital. Além disso, haverá ainda um redesenho de serviços com input dos pacientes, avaliação constante de qualidade e inovação de forma difundida na organização”, apontou Fransisco Balestrin.

O presidente do Conselho de Administração do CBEXs finalizou ainda que com a apresentação esperava que os presentes se sentissem inspirados em inovar. “O CBEXs é justamente isso, uma rede de relacionamento ímpar em nosso país, em que você passa a se relacionar com pessoas de diferente área da saúde, e que juntas buscam conteúdo na área da gestão. Foi muito bom estar com vocês, e de inaugurar o décimo capítulo do colégio em Mato Grosso”, ressaltou.

Essa possibilidade de conectar os executivos da saúde, trazendo maior engajamento nas relações entre os profissionais foi destacada pelo presidente do Chapter Mato Grosso e diretor presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello. “É importante destacar que o setor da saúde como um todo poderá se beneficiar do capítulo do CBEXs e procuraremos fazer o melhor para que isso aconteça. Buscamos a melhoria contínua das capacidades de nossas lideranças e, assim, promover a sustentabilidade do sistema de saúde”, disse.

Para a diretora do Sindessmat, Patricia West, o lançamento do capítulo é um marco importante para a área da saúde mato-grossense. “A partir de agora, a cada dois meses, será a oportunidade de trazer nomes importantes da gestão na saúde para compartilhar conhecimento e informação. Com a palestra do Balestrin ficou evidente como é necesário incentivar as pessoas a procurarem inovação. E a saúde passa por um momento de transformação e é preciso olhar para o futuro, para tudo que está acontecendo e se preparar. E o CBEXs será uma ferramenta para que os executivos tenham meios para investir em educação e aprimoramento pessoal. O que trará retorno para suas instituições”, argumentou.

Os interessados em se associar ao CBEXs devem acessar o site http://cbexs.com.br/ entrar na aba “associe-se” e preencher as informações.

Assessoria de imprensa Sindessmat - ÍconePress