11 Abril

Campanha Nacional de Vacinação tem início nesta quarta-feira (10) Destaque

No total, aproximadamente 350 mil doses já foram entregues para praticamente todos os municípios mato-grossenses

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira (10.04) em Mato Grosso. Foram entregues aproximadamente 350 mil doses, que representam 40% do total previsto, aos municípios mato-grossenses.

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, a campanha foi antecipada em virtude do aumento de casos de influenza registrados no país, especificamente em Manaus.

Apenas as cidades do Baixo Araguaia mato-grossense iniciarão a vacinação na próxima segunda-feira (15.04), devido ao ritmo de distribuição dos lotes por parte do Governo Federal. Mas, de acordo com Alessandra, isso não irá impactar as ações nos municípios, uma vez que a vacinação prosseguirá até o dia 31 de maio.

A campanha contempla indivíduos com mais de 60 anos e os grupos prioritários: crianças com faixa etária entre seis meses e menos de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A coordenadora destacou que o Estado não mede esforços e trabalha para que nenhum município fique sem a vacina – mesmo com algumas adversidades relacionadas à entrega fracionada das doses.

“Nós chamamos a atenção dos municípios para que enfatizem as ações de vacinação em crianças e gestantes, inclusive o Ministério da Saúde orienta que as primeiras doses sejam dadas a esses dois grupos prioritários. Em Mato Grosso, a campanha é aberta para todo o público alvo, mas alertamos para a importância de atingir esses dois segmentos, por não termos obtido cobertura de vacinação total no ano passado”, enfatizou a especialista.

Durante o período de vacinação, ainda haverá a atualização do cartão vacinal. A possibilidade é uma forma estratégica de mobilizar os municípios a atingir o nível de cobertura vacinal desejável.

Para as pessoas diagnosticadas com alguma doença crônica, o setor de Vigilância Epidemiológica orienta que seja apresentada a prescrição médica da vacina, para que a Unidade de Saúde possa realizar a vacinação.

Semana de Vacinação das Américas

Entre os dias 22 a 25 de abril, ocorrerá a Semana de Vacinação nas Américas, que terá o lançamento sediado em Cuiabá. O evento de início da campanha contará com a presença do Ministro da Saúde do Brasil, da representante da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), e de diversos Ministros da Saúde do exterior.

“É um evento essencialmente importante para o calendário nacional de Saúde e creio que será muito positivo para Mato Grosso”, explicou o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo.

Fonte: Governo de Mato Grosso

Ler 35 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

 

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.