10 Abril

Lei autoriza socorrista a levar vítima a hospital particular Destaque

Corpo de Bombeiros e Samu podem levar pessoas feridas em acidente de trânsito a unidade privada de saúde conveniada a seu plano de saúde

Uma lei publicada no "Diário Oficial" do Estado na última quarta (3) autoriza socorristas, seja do Corpo de Bombeiros, seja do Samu (Serviço Móvel de Urgência), a levarem pessoas feridas em acidentes de trânsito que possuam um plano de saúde ativo a um hospital particular conveniado mais próximo. Com isso, cai a obrigatoriedade de que o atendimento seja realizado por uma unidade da rede pública de saúde.

O projeto, de autoria do deputado Samuel Malafaia e do ex-deputado Jorge Picciani, havia sido vetado totalmente pelo governador Wilson Witzel, mas o veto foi derrubado pelos parlamentares. A lei atribui ao médico da Central da Regulação a destinação do acidentado, caso seja possível identificar imediatamente o hospital privado mais próximo com atendimento de emergência que aceite o respectivo convênio.

O texto da lei determina que as seguradoras e operadoras de planos de saúde deverão informar aos gestores do Estado e dos municípios a relação dos hospitais próprios e conveniados aptos a realizar o atendimento, por região, citando as especialidades que estão disponíveis. Caso a unidade escolhida não tenha como atender a vítima, caberá à operadora do plano transferi-la.

Fonte: Destak jornal

Ler 31 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.