26 Junho

Sindessmat realiza encontro com associados para esclarecer dúvidas sobre o E-Social

A contadora do sindicato auxiliou nas dúvidas dos representantes de RH

Na tarde desta terça-feira (26), o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), convidou representantes do setor de Recursos Humanos (RH) de empresas associadas a participarem de reunião com o objetivo de esclarecer dúvidas no preenchimento de dados do E-social. O encontro aconteceu na sede do Sindessmat e contou com a participação de uma contadora da Cetro Contabilidade, que presta assessoria contábil aos associados do sindicato.

A reunião, segundo a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West foi necessária por conta das dúvidas que surgiram nas tarefas cotidianas dos profissionais de RH. “Nós realizamos duas palestras este ano para explicar o passo a passo desta nova ferramenta, treinamos e preparamos os funcionários para a implantação do E-Social, mas já esperávamos que novas questões surgissem. Por isso decidimos realizar essa reunião para sanar algumas dúvidas”, pontuou.

De acordo com a contadora da Cetro Contabilidade, Letícia Diniz, é normal que apareçam dúvidas durante este período de adaptação ao E-Social. “É uma novidade e é uma ferramenta nova que vem pra mudar a cultura e a forma de trabalhar das empresas. Na verdade o E-Social coloca em prática tudo o que já era pra ser feito, em relação ao cumprimento de prazos e documentações. Antes as empresas realizavam suas tarefas à qualquer hora, agora, com a mudanças, as empresas terão que cumprir os prazos legais para evitar penalizações”, explicou

A contadora ressaltou a importância da realização deste tipo de encontro e a parceria do Sindessmat com seus associados. “A interação que o sindicato promoveu com seus associados que já estão fazendo uso da ferramenta foi uma ótima iniciativa, pois várias questões foram esclarecidas. Vale frisar que não houve mudanças na legislação, é apenas uma mudança no modo de trabalhar e acredito que essa mudança trará mais organização dentro do setor de Recursos Humanos das empresas”, conclui.

Sobre o E-Social

O E-Social é um projeto do Governo Federal, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega.

 Ou seja, o E-Social irá unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas. Com a plena implantação do E-Social, o profissional de RH fará em um único envio todas as informações relevantes para CAGED, GFIP, RAIS, etc.

 

Ler 85 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

VII CONGRESSO BRASILEIRO FENAESS. Cuiabá - MT - 20 e 21 de Setembro de 2018

INSCRIÇÕES
Toggle Bar

Parceiros

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.