26 Junho

Sindessmat realiza encontro com associados para esclarecer dúvidas sobre o E-Social

A contadora do sindicato auxiliou nas dúvidas dos representantes de RH

Na tarde desta terça-feira (26), o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), convidou representantes do setor de Recursos Humanos (RH) de empresas associadas a participarem de reunião com o objetivo de esclarecer dúvidas no preenchimento de dados do E-social. O encontro aconteceu na sede do Sindessmat e contou com a participação de uma contadora da Cetro Contabilidade, que presta assessoria contábil aos associados do sindicato.

A reunião, segundo a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West foi necessária por conta das dúvidas que surgiram nas tarefas cotidianas dos profissionais de RH. “Nós realizamos duas palestras este ano para explicar o passo a passo desta nova ferramenta, treinamos e preparamos os funcionários para a implantação do E-Social, mas já esperávamos que novas questões surgissem. Por isso decidimos realizar essa reunião para sanar algumas dúvidas”, pontuou.

De acordo com a contadora da Cetro Contabilidade, Letícia Diniz, é normal que apareçam dúvidas durante este período de adaptação ao E-Social. “É uma novidade e é uma ferramenta nova que vem pra mudar a cultura e a forma de trabalhar das empresas. Na verdade o E-Social coloca em prática tudo o que já era pra ser feito, em relação ao cumprimento de prazos e documentações. Antes as empresas realizavam suas tarefas à qualquer hora, agora, com a mudanças, as empresas terão que cumprir os prazos legais para evitar penalizações”, explicou

A contadora ressaltou a importância da realização deste tipo de encontro e a parceria do Sindessmat com seus associados. “A interação que o sindicato promoveu com seus associados que já estão fazendo uso da ferramenta foi uma ótima iniciativa, pois várias questões foram esclarecidas. Vale frisar que não houve mudanças na legislação, é apenas uma mudança no modo de trabalhar e acredito que essa mudança trará mais organização dentro do setor de Recursos Humanos das empresas”, conclui.

Sobre o E-Social

O E-Social é um projeto do Governo Federal, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega.

Ou seja, o E-Social irá unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas. Com a plena implantação do E-Social, o profissional de RH fará em um único envio todas as informações relevantes para CAGED, GFIP, RAIS, etc.