11 Maio

Chega a cinco número de mortes por influenza em MT e 275 casos são notificados

Mais duas mortes por influenza foram confirmadas em Mato Grosso, elevando para cinco o número de óbitos no estado de acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica Estadual referente ao período de 27 de abril a 10 de maio de 2018. A notificação total de casos suspeitos subiu de 102 para 275 nesse mesmo período, dos quais 61 foram confirmadas. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado na quinta-feira (10), foram notificados de 1º de janeiro até agora 275 casos suspeitos, sendo que deste total foram confirmados 22,18% (61) de vírus da influenza por laboratório.

Desses 61, sendo 1 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza A não subtipado (1,63%); 7 de influenza A H1N1 (11,47%); 5 de influenza A/ H3 Sazonal (8,19%); 2 Influenza B (3,27%); 40 SRAG não especificada (65,57%); 1 de SRAG por outros agentes etiológicos (1,63%); e 5 SRAG por outros vírus respiratórios (8,19%).

Das 275 notificações, ocorreram 28 óbitos suspeitos, o que corresponde a 10,18% do total.

Desses 28 óbitos suspeitos, 01 (3,57%) foi confirmado influenza A não subtipado; 2 (3,27%) influenza A H1N1; 1 (3,57%) por influenza A/H3 Sazonal; 1 (3,57%) por influenza B; 13 (46,42%) Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificado; 1 (3,57%) ignorado e 6 estão sob investigação 21,42% (6/28).

Campanha

Neste sábado (12.05) ocorre em todo o país o Dia D da campanha contra a gripe influenza. Em Mato Grosso ela não ocorrerá  nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, que transferiram a data para 19 de maio, e Cláudia que realizará o Dia D no próximo dia 20.

Mato Grosso já recebeu até agora 593 mil doses da vacina, o que representa 70% do total previsto para atender a demanda, que é de 850 mil doses para um público alvo de 773.050 pessoas.

A previsão do Ministério da Saúde é de que Mato Grosso receba mais 85 mil doses no início da próxima semana.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza.

Contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. No Estado do Mato Grosso ocorre a circulação de vírus da Influenza Sazonal A H3 e B.

Síndrome Respiratória Aguda Grave

Indivíduo hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia. Também podem ser observados os seguintes sinais: saturação de O2 menor que 95% ou desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória.

Fonte: Olhar Direto

VII CONGRESSO BRASILEIRO FENAESS. Cuiabá - MT - 20 e 21 de Setembro de 2018