27 Abril

Palestra aborda políticas de saúde e segurança no trabalho com servidores da Saúde

As atividades do Abril Verde seguem na Secretaria de Estado de Saúde (SES). Na manhã desta terça-feira (24.04) o tema abordado foi “A Política de Saúde e Segurança no Trabalho para os servidores do Estado de Mato Grosso – Desafio e Perspectivas”, em palestra conduzida pela atual secretária de Gestão da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Ozenira Felix Soares de Souza.

A secretária, que também é gestora governamental e atuou na SES como superintendente dos Recursos Humanos em 2003, diretora da Escola de Saúde Pública (ESP) e como secretaria adjunta de Gestão de Pessoas na antiga Secretaria de Administração (SAD) - hoje Secretaria de Gestão (SEGES) -, explicou que foi convidada pela SES para abordar o tema, já que esteve envolvida na criação das políticas para saúde e segurança do trabalhador enquanto servidora da SES. “Foi aqui dentro que começou a nascer a política de saúde do trabalhador no Estado de Mato Grosso para servidor público”, afirmou.

Ozenira contou que, na época em que atuou na Saúde, a equipe de qualidade de vida trabalhava de uma forma mais pontual. “Como existia uma área para a saúde do trabalhador, que era mais direcionada para o cidadão, fizemos uma proposta para trabalhar uma coisa mais geral. A partir daí começamos a pensar, se existe uma política de saúde do trabalhador para o cidadão, porque não ter uma direcionada para o servidor? Então se deu início ao trabalho da qualidade de vida voltado para a saúde do trabalhador do serviço público do estado”.

Casos como de alcoolismo foram alguns dos citados pela secretária, que serviram de pontapé para o início dessas ações juntamente com os servidores. “Nós tínhamos muitos casos aqui na SES, então o pessoal que foi direcionado fazia o trabalho indo atrás para ajudar a resolver, mas um tempo depois voltava, e a equipe entrava novamente em ação”.

Terminada a sua missão na Saúde, Ozenira retornou para a Seges e, em parceria com a também servidora e colega Vânia Nardelli, o trabalho voltado para a assistência à saúde e segurança do servidor ganhou capítulos importantes, como a criação da lei de insalubridade e do cuidado com a saúde do trabalhador.

Ao final da palestra, a secretária abriu para uma roda de conversa, e respondeu algumas dúvidas dos servidores e também recebeu elogios pelo seu histórico dentro da SES e pelos trabalhos executados ao longo da sua atuação, visando a qualidade de vida do servidor público do Estado.

Fonte: Folha Max