Sexta, 13 Abril 2018 09:35

Prefeitura promete repassar R$ 10 milhões à Santa Casa de Cuiabá

Prefeitura promete repassar R$ 10 milhões à Santa Casa de Cuiabá

Depois que a Santa Casa da Misericórdia de Cuiabá suspendeu os atendimentos a novos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura da Capital se comprometeu a fazer um repasse de R$ 10,5 milhões à unidade até a próxima sexta-feira (13). A medida foi anunciada após reunião realizada para tentar resolver problemas financeiros do hospital que suspendeu os atendimentos no dia 3 de abril.

O valor corresponde a uma emenda parlamentar destinada pela bancada federal, ainda no ano passado, para custear as despesas da Santa Casa, como medicamentos, comida, fornecedores, funcionários e até médicos.

As dificuldades financeiras assolam não só a unidade como outros hospitais filantrópicos de Mato Grosso devido a falta de repasses e redução dos valores acordados, que implicam no funcionamento, nos salários e, o principal, coloca em risco a saúde dos pacientes e seus familiares que necessitam do serviço. Na Santa Casa são 275 leitos, sendo 29 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Segundo a assessoria, o dinheiro já está no Fundo Municipal de Saúde desde o dia 8 de março e deveria ser repassado em 5 dias para a unidade, o que não aconteceu até o momento. O motivo, conforme o Município, seria por causa de mudanças na legislação que teria burocratizado a movimentação do repasse.

Nesta semana, a diretoria da Santa Casa se reuniu com o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), representantes do Ministério Público Estadual e com secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia, para tentar resolver a situação e receber o recurso.

Em nota, o CRM manifestou apoio à Santa Casa e ressaltou que além do prejuízo aos funcionários da unidade, que estão com salários atrasados, a suspensão do atendimento coloca em risco a saúde dos pacientes e seus familiares que necessitam do serviço. “O Conselho Regional de Medicina adota a posição dos profissionais de saúde e da comunidade. Queremos que o governo estadual e municipal assuma suas obrigações de repassar as verbas para essas instituições, para que elas voltem a funcionar em sua plenitude”, declarou a presidente do CRM, Maria de Fátima de Carvalho Ferreira.

Um acordo de repactuação entre a Santa Casa e a Secretaria Municipal de Cuiabá foi realizado para viabilizar o repasse.  Atualmente o déficit do hospital é de R$ 8,5 milhões, de acordo com a assessoria. O médico Antônio Preza, diretor da Santa Casa, disse que após o pagamento a unidade voltará a atender normalmente na próxima semana.

Fonte: Gazeta Digital