Segunda, 09 Abril 2018 08:53

Maluf defende reestruturação do MT Saúde e retomada das obras do novo hospital Júlio Muller

O deputado Guilherme Maluf (PSDB) defende reestruturação completa do plano MT Saúde, que atende quase 25 mil servidores do Executivo. Além disso, convocou os demais parlamentares a se mobilizarem para viabilizar a retomada das obras do novo hospital Júlio Muller, que estão paradas desde 2014.

A análise do plano de saúde foi feita após exoneração do presidente e médico Maurélio Ribeiro. "Em pouco mais de um ano de trabalho, o Maurélio conseguiu avanços relevantes na gestão do plano, como por exemplo a redução da dívida com os prestadores de serviços, de R$ 35 milhões para R$ 29 milhões. Ele tinha credibilidade junto ao mercado privado e o plano depende muito desta confiança dos fornecedores de serviços médicos", disse Maluf.

"Antes de deixar o cargo o Maurélio apresentou um projeto de reestruturação profunda para salvar o plano de saúde, que deve ser analisado pelo governo do Estado. O projeto estabelece uma readequação da rede, que deve ser menor e mais eficiente, condizente com a realidade do plano, além de um realinhamento de preços que a médio prazo pode viabilizar o MT Saúde", informou.

Membro da Comissão de Saúde da ALMT, o deputado vem alertando há meses sobre a necessidade de uma nova modelagem para o MT Saúde. "Não acredito mais no MT Saúde da forma que está sendo operado, e somente uma reestruturação completa como a proposta pelo dr. Maurélio Ribeiro pode salvar o plano estadual", afirmou.

O MT Saúde possui uma dívida crescente desde que foi criado em julho de 2003. O déficit foi construído ao longo dos anos e depende dos repasses do governo estadual, que herdou uma situação financeira negativa que dificulta a gestão da saúde.

Mobilização para retomada do HUJM

Durante sessão plenária desta terça-feira (03), o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) convocou os demais parlamentares a se mobilizarem para viabilizar a retomada das obras do novo hospital Júlio Muller, que estão paradas desde 2014.

Em audiência pública realizada por Maluf na semana passada, na Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado de Cidades (Secid) afirmou não ser possível dar prosseguimento às obras devido à ausência de projetos considerados essenciais, que deverão custar de 3% a 5% do valor total da obra.

"Temos que intensificar nossos esforços, nos unir em torno desse tema importantíssimo para o estado. Proponho montarmos uma Frente para discutirmos o assunto e levantarmos recursos para destravar essas obras. Todo mundo tem que ajudar. O que não pode é esse hospital ficar parado e nós perdermos os recursos do Governo Federal", disse o deputado, na tribuna.

A construção do novo hospital Júlio Muller é objeto do convênio nº 048/2011, firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Secretaria de Estado de Cidades (Secid). A obra foi orçada inicialmente em R$ 116,5 milhões, porém estimativas atualizadas apontam que o custo total será de aproximadamente R$ 250 milhões.

Conforme projeto apresentado durante a audiência pública, a nova unidade hospitalar terá 291 leitos, sendo 63 de terapia intensiva, e capacidade para atender 75,5 mil pacientes por ano e de realizar 10 mil internações.

Enquanto o Governo do Estado afirma faltar projetos, a UFMT alega que governo não cumpriu a sua parte no convênio, deixando de fazer aporte financeiro no valor de R$ 60 milhões.

"Nós precisamos de mais leitos de hospital em Mato Grosso, pois tem muita gente morrendo sem atendimento e o novo Júlio Muller terá centenas de novos leitos e será um hospital de alta complexidade. No meu ponto de vista, essa é a obra mais importante do estado. A saúde não espera. Temos que agir, pois corremos o risco de perder os recursos do Governo Federal", alertou Maluf.

Os deputados Wagner Ramos e Zeca Viana reforçaram a necessidade de retomada das obras e se colocaram à disposição para ajudar no que for necessário. "Tenho ido frequentemente ao hospital Júlio Muller e vi a real necessidade dessa construção. Gostaria de montar uma comissão de deputados para começar a trabalhar isso e discutir esse assunto. Estou à disposição para ajudar", declarou Ramos.

Zeca Viana, por sua vez, sugeriu que a Assembleia Legislativa busque o apoio de instituições ligadas ao agronegócio. "Vamos chamar instituições como a Aprosoja, a Famato e Ampa para conversar. Sei da parceria que elas fazem com o governo, principalmente quando é um assunto de grande relevância como esse, e acredito que também ajudarão no projeto desse hospital", disse.

Fonte: Olhar Direto