Sabin recebe certificação internacional para exame de hemoglobina glicada Freepik
15 Abril

Sabin recebe certificação internacional para exame de hemoglobina glicada Destaque

Pelo sexto ano consecutivo, o Sabin Diagnóstico e Saúde recebeu a certificação National Glycoehemoglobin Standardization Program (NGSP) para o exame de hemoglobina glicada (HbA1c), aplicado no controle da glicose sanguínea e para monitorar riscos de desenvolvimento de complicações relacionadas a diabetes crônica. As normas e práticas de qualidade estabelecidas pelo NGSP são seguidas no mundo todo e garantem a interpretação consistente dos resultados e maior segurança aos pacientes submetidos ao teste.

Embora a relação entre hemoglobina glicada e a diabetes mellitus seja conhecida desde a década de 1960, o NGSP surgiu em 1996 para padronizar resultados do teste de hemoglobina glicada com os do Diabetes Control and Complications Trial (DCCT) e do United Kingdom Prospective Diabetes Study (UKPDS). Esses dois estudos estabeleceram relações diretas entre os níveis de HbA1c e os riscos de desfecho em diabéticos, tornando possível comparar e certificar os diversos métodos utilizados para dosagem da hemoglobina glicada.

Além de monitorar o controle glicêmico de longo prazo em pacientes com diabetes mellitus, o teste auxilia no diagnóstico e na identificação de pessoas sob risco de desenvolverem a doença. Baseada no princípio da reação antígeno-anticorpo, a turbidimetria ou imunoturbidimetria, método utilizado pelo Sabin Diagnóstico e Saúde, é considerado um dos que menos interfere na presença de variantes de hemoglobina na amostra. “Ao buscar as mais relevantes certificações internacionais para nossos exames, reforçamos o compromisso com a excelência dos serviços para os clientes e a comunidade médica”, comenta o diretor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Rafael Jácomo.

As análises do laboratório são realizadas por meio do equipamento Cobas C 513, fabricado pela indústria Roche, aparelho de alto rendimento que libera de forma automatizada 400 amostras por hora. A velocidade equivale a um resultado a cada 7,2 segundos, garantindo rapidez, segurança e precisão. Essa tecnologia permite que o Sabin realize os testes com alto padrão de qualidade reconhecido internacionalmente.

Fonte: Medicina S/A