Gestão de saúde da Unicamp alcança mais eficiência com plataforma em nuvem Freepik
12 Abril

Gestão de saúde da Unicamp alcança mais eficiência com plataforma em nuvem Destaque

Projeto de nuvem AWS superou desafios de escalabilidade e custos operacionais, além de evidenciar o potencial da colaboração entre o setor privado e acadêmico.
Redação Saúde Business | 11 Abr, 2024

A migração do sistema de saúde da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para nuvem gerou um aumento de 40% na eficiência da plataforma. Antes da mudança, a Unicamp enfrentava problemas referentes à escalabilidade e a custos operacionais. Precisava de uma ferramenta que não fizesse somente a transição, mas também melhorasse a performance e reduzisse os custos associados ao armazenamento de dados, que já ultrapassavam 150 TB.

Por isso, a dataRain, uma das principais parceiras da AWS na América Latina, propôs uma solução completa que envolvia a transferência dos servidores físicos para a Nuvem AWS, utilizando VMs modernas e escaláveis otimizadas para a operação e segurança do sistema.

Relacionado: Quando o assunto é nuvem em saúde, o céu é o limite

Além disso, implementou o Amazon S3 (Simple Storage Service) para garantir armazenamento seguro, escalável e durável dos dados dos pacientes, juntamente com uma rede em nuvem segura e privada utilizando VPN e firewalls.

"A segurança dos dados dos pacientes foi uma prioridade para proteger contra ameaças cibernéticas. A dataRain não se limitou a fornecer uma solução técnica, mas também atuou como parceira estratégica da Unicamp, oferecendo suporte técnico e estratégico durante todo o processo", explicou Wagner Andrade, CEO da dataRain.

A aliança entre a fornecedora e a Unicamp destaca o potencial da cooperação entre o setor privado e as instituições acadêmicas para estimular progressos em diferentes áreas.“Essa parceria não apenas evidencia o compromisso com a inovação tecnológica, mas também destaca o potencial da colaboração entre o setor privado e as instituições acadêmicas para impulsionar avanços significativos na educação, na pesquisa e nos serviços de saúde à comunidade”, ressaltou Andrade.

Fonte: Saúde Business

Ler 521 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

   
   

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177
(Administrativo/Financeiro)

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.