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09 Abril

Entenda as novas regras da Lei de publicidade médica Destaque

Doctoralia disponibiliza checklist detalhado para download gratuito, apresentamos o que é permitido e o que é proibido na publicidade médica de acordo com as novas diretrizes do CFM.
Os últimos dias foram marcados por um acontecimento muito importante para a classe médica do país. No dia 11 de março entraram em vigor as novas regras de publicidade médica, especificado na Resolução 2.336/2023, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Seu objetivo é adequar as regras de publicidade e propaganda médica à era da digitalização e ao contexto das redes sociais, trazer mais benefícios e facilidades para o dia a dia dos profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança jurídica sobre todos os atos estabelecidos no ambiente digital.

A partir de agora, com a flexibilização das regras, os médicos vão poder divulgar de forma consciente e responsável assuntos relacionados à medicina. Mas, para que os médicos divulguem seus serviços de maneira ética, eles precisam ter alguns cuidados. Por isso, é importante seguir um checklist com as novas regras de publicidade médica do que pode ou não ser publicado nas redes sociais, como por exemplo o uso de selfies, imagens e/ou áudios, desde que não tenham características de sensacionalismo ou concorrência desleal; divulgar a participação em eventos científicos e especializados com o objetivo de mostrar o quanto domina e tem expertise em sua área de atuação, mas sem que haja autopromoção, entre outros.

Além disso, os profissionais da saúde terão a oportunidade de compartilhar com seus seguidores novas técnicas e procedimentos reconhecidos pelo CFM, sem garantir resultados efetivos. Já uma mudança significativa é que, agora, os médicos poderão utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho e realizar propaganda e publicidade médicas. Outra vantagem é que os profissionais podem compartilhar o valor de consultas e exames, mas não é possível efetuar venda casada.

Essas mudanças comprovam o poder que as redes sociais exercem na vida das pessoas e nos profissionais de diferentes áreas, e agora, essas transformações podem ser vistas também no setor médico. Todas as práticas que podem ser adotadas pelos médicos farão com que as informações relacionadas à medicina sejam pulverizadas para um público mais assertivo.

“Todos os assuntos que envolvem o setor da saúde devem ser tratados com muita responsabilidade, pois são temas delicados e que podem, eventualmente, colocar em risco a vida das pessoas. Por isso, os profissionais da área devem cumprir regras e estabelecer limites éticos para evitar que sejam compartilhadas informações falsas. Nesse cenário, a nova lei de publicidade médica surge em um momento muito importante em que o número de desinformações vem crescendo a cada ano, e agora os responsáveis por isso devem ser autuados e multados pelo conselho regional de medicina. Além disso, a nova resolução permite que os médicos e pacientes fiquem mais próximos e criem uma relação de confiança e ajuda mútua, tornando as informações mais acessíveis. Ou seja, o setor de saúde deve ganhar muito com a nova lei e tratativas”, finaliza Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Peru e Chile e Feegow Clinic.

Fonte: Medicina S/A

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