Reavaliação médica on-line reduz permanência de pacientes menos graves Freepik
09 Abril

Reavaliação médica on-line reduz permanência de pacientes menos graves Destaque

Com o aumento significativo de atendimentos nos Pronto-Socorros neste ano de 2024, o Hospital São Camilo Pompeia iniciou um serviço de reavaliação on-line para pacientes que são classificados como de baixo risco. Após o atendimento médico e realização de exames no Pronto-Socorro, esses pacientes classificados pelo Protocolo de Manchester como urgência menor e não urgência (respectivamente com as pulseiras verde e azul), podem optar por serem liberados do P.S. e aguardarem o resultado dos seus exames em casa com a reavaliação médica on-line.

Essa reavaliação acontece numa plataforma de telemedicina do Hospital São Camilo. Quando os exames estão prontos, o paciente é contatado e feita a teleconsulta para o mesmo dia. Essa opção é uma novidade que visa melhorar a experiência dos pacientes, diminuindo o tempo de espera dentro do hospital para mais segurança, uma vez que os casos de síndromes respiratórias aumentaram 181% de janeiro a março (passou de 2098 para 5.901 casos) na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Em 2024, o Pronto-Socorro da Unidade Pompeia realizou em janeiro um total de 12.090 atendimentos, em fevereiro 13.563 e em março 15.777 atendimentos. Os casos de dengue aumentaram 900% em março em relação ao mês de janeiro (passou de 725 para 7.337 casos) e a cidade de São Paulo, assim como o Brasil, registraram o maior número de casos neste ano de toda a história de diagnósticos, sendo a maior epidemia de dengue.

O Pronto-Socorro do Hospital São Camilo segue a Classificação de Risco do Protocolo de Manchester. Após passar pela triagem, quem foi classificado como verde (urgência menor) ou azul (não urgente) tem esperas médias de 120 e 240 minutos respectivamente, de acordo com o protocolo. Nos períodos de elevado número de atendimentos, há uma mobilização por parte da equipe assistencial do Hospital, porém, o tempo de espera pode ser superior.

“Com a reavaliação on-line oferecemos uma opção para os pacientes que não desejam permanecer na Unidade por longo período. O atendimento médico e reavaliação vai acontecer normalmente e em caso de necessidade de retorno ao Hospital o paciente será comunicado pelo médico na teleconsulta. E para os casos de prescrição de medicamentos, que é a maioria das classificações de urgência menor e não urgência, o médico fará o envio da prescrição por SMS ao número de celular do paciente que não precisará retornar ao hospital”, afirma Carolina Marcki, gerente médica do Hospital São Camilo Pompeia.

Fonte: Medicina S/A