Mercado de dispositivos médicos já sente impacto das mudanças legislativas Freepik
16 Janeiro

Mercado de dispositivos médicos já sente impacto das mudanças legislativas Destaque

2023 foi marcado por mudanças extremamente relevantes para o mercado de dispositivos médicos. Em dezembro, foi aprovado o texto final da Reforma Tributária, que garantiu isonomia tributária dos dispositivos médicos nas compras públicas e das Santas Casas e, a manutenção do desconto de 60% na alíquota padrão. 

“Estamos otimistas que, em breve, será incluso um adendo na reforma que permitirá que alguns dispositivos médicos possam ter 100% de desconto sobre a alíquota padrão, garantindo desta forma a manutenção dos tratamentos que atualmente são isentos”, diz Paulo Henrique Fraccaro, CEO da ABIMO.

A mais recente pesquisa realizada pela ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos – com suas associadas mostrou que as fabricantes esperam que as vendas cresçam 47,62% entre janeiro e fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. E, 55% das empresas respondentes citaram que a isonomia tributária é extremamente relevante para o mercado, enquanto a Reforma Tributária foi listada por 80%, o que demonstra a importância de acompanhar, de perto, a regulamentação que virá.

A melhoria do acesso ao crédito revelou-se alta preocupação para 45% do grupo, assim como acessar recursos para inovação e descarbonização também recebeu muita atenção dos respondentes, com 45% apontando com algo extremamente relevante, 5 pontos percentuais abaixo da preocupação com o andamento da política fiscal.

No universo da pesquisa ABIMO, das empresas respondentes, 54% são do segmento médico-hospitalar; 24%, da odontologia; 16%, de materiais de consumo; 3%, de implantes; e 3%, de reabilitação. A maioria concentra suas atividades em São Paulo (70%), mas há empresas do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais e Paraíba.

Fonte: Medicina S/A

Ler 263 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

   
   

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177
(Administrativo/Financeiro)

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.