Marketing impulsiona “match” entre pacientes e profissionais da saúde Divulgação Medicina S/A
18 Dezembro

Marketing impulsiona “match” entre pacientes e profissionais da saúde Destaque

Criadas em 1876, as listas telefônicas, aquelas enormes e cheias de anúncios, fizeram sucesso até a década de 90, aproximadamente. Era dividida por sessões – nome, produtos e endereços – e assim, atendiam às pessoas que procuravam por tudo: do telefone da padaria da esquina ao número do hospital. A revolução digital aposentou as amarelinhas e colocou todo o seu conteúdo, e um pouco mais, na internet. Com simples toques no celular, no mouse ou no notebook, é possível não apenas encontrar nome, telefone e endereço, como também fotos, mapa, como chegar lá, notas e referências.

Para uma imensa variedade de profissões, estar na internet é sinônimo de negócios. É como se a porta da empresa jamais fechasse. Um dos segmentos que vem nutrindo essa inesgotável fonte de relações é o de saúde.

“É um diferencial importante, especialmente considerando a quantidade de médicos e dentistas que temos no país atualmente e os novos profissionais que todos os anos, são colocados no mercado”, assinala Fabiano Quirino, CEO da Agk.medical, empresa especializada em estratégias de marketing direcionadas à área médica.

Fabiano ancora-se em dados. Atualmente, o Brasil conta com 562.206 médicos, 80,86% a mais do que em 2010, por exemplo, conforme o estudo Demografia Médica no Brasil (DMB), produzido pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A carreira odontológica também é concorrida: atuam no país 383.996 cirurgiões-dentistas, segundo o Conselho Federal de Odontologia em janeiro de 2023.

“Como se diferenciar? O profissional precisa ser encontrado. Estar na internet é um passo importante. É o local para ele se posicionar como autoridade, mostrar suas experiências, seus cases de sucesso, oferecendo contato rápido e fácil para futuros pacientes”, afirma Fabiano. “Muitas vezes, o profissional é excelência no que faz, mas está escondido, sem visibilidade. Se posicionar de forma estratégica nesse mercado, é urgente e uma ferramenta poderosa para atrair mais clientes”, afirma.

A conexão digital, impulsionada pela pandemia da Covid-19, não é mais tendência, mas, realidade. É um novo ambiente, onde milhões estão. Dados da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo divulgou que são usados 234 milhões de smartphones e 108 milhões de notebooks e tablets no Brasil. “É preciso se comunicar com essas pessoas, que todos os dias e em boa parte do dia, utilizam suas contas para pesquisas, para contatos e que fatalmente vão encontrar um profissional de saúde. Ter uma boa estratégia, para ser encontrado, é fundamental”, ressalta Fabiano.

E quando investir no ambiente virtual? Pergunte-se: tenho capital para esse investimento? Qual é o objetivo do meu negócio? Quero uma boa estratégia para ser localizado com maior alcance?,” se a resposta for sim para duas das perguntas, a hora de investir é agora”, afirma Fabiano.

O investimento traz para a empresa: visibilidade, alcance de mercado, credibilidade e relacionamento com o cliente. Para ser bem-sucedido no ambiente virtual é necessário estar atento às tendências de mercado e as novas necessidades do consumidor,

Constantemente são criadas atualizações para sites que melhoram a experiência do usuário no ambiente virtual e empresas que não acompanham as mudanças são substituídas por outras mais preparadas e engajadas na conquista dos usuários.

Fonte: Medicina S/A