Saúde mental além de setembro Divulgação
14 Outubro

Saúde mental além de setembro

*Fernando Uberti é Médico psiquiatra e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers.

 

Um recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde mostrou que, no primeiro ano de pandemia, os casos de depressão e ansiedade aumentaram 25%. Seja como consequência da Covid-19, do medo e do isolamento, são condições que exigem cuidado amplo, especializado e multidisciplinar. No entanto, o mesmo documento indica que apenas 2% dos orçamentos nacionais são dedicados a essa questão.

Situação que precisa mudar, sobretudo agora em que definimos os próximos governantes e legisladores para os próximos quatro anos. É fundamental que haja políticas públicas estruturadas para atender a população que sofre com essas enfermidades, as quais afetam pessoas de todas as idades.

Os efeitos são diversos: prejudicam a vida em sociedade, o trabalho e a relação com a família. Levam o indivíduo a sofrer com outros sintomas e, nos casos mais graves, podem custar a própria vida. Acolher esses pacientes não pode ser uma preocupação apenas no Setembro Amarelo — deve ser prioridade o ano todo.

Cada setor da comunidade deve se engajar nessa questão. O Simers, por exemplo, reforçou suas ações pela saúde mental dos médicos e estudantes. Ainda em 2020, criamos o SIM Mental, plataforma especializada para acolher os profissionais. Agora, fechamos uma parceria com o Centro de Estudos Luís Guedes (Celg), que conta com 50 psiquiatras para atender os colegas.

É preciso, no entanto, um esforço coordenado, envolvendo todos os governos. Cuidar da saúde mental é urgente e necessário. Para tanto, devemos ampliar a oferta de atendimento, sobretudo para a população mais vulnerável. Devemos ainda reforçar políticas de prevenção do suicídio, com caráter permanente.

Que os eleitos neste mês de outubro tenham essa preocupação entre suas prioridades. É possível superar a depressão, a ansiedade e seus efeitos. Mas antes disso, precisamos garantir que as pessoas contem com amparo quando mais necessitam, muito além de setembro.

Ler 275 vezes Última modificação em Quarta, 30 Novembro 2022 15:34
Avalie este item
(0 votos)

Facebook

Parceiros

   
   

Contato

Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso

Rua Barão de Melgaço, n° 2754

Edifício Work Tower - Sala 1301

Cuiabá - MT

Telefone: (65) 3623-0177
(Administrativo/Financeiro)

Email: diretoria@sindessmat.com.br

Sobre nós

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.