09 Setembro

A importância do marketing para clínicas médicas e 6 erros comuns

Rodrigo Sanzovo é Diretor de Vendas da Doctoralia com foco em Clínicas.

 

Vivemos em tempos em que as redes sociais proporcionam cada vez mais reverberação de opiniões. Com isso, toda a sociedade ganha voz e os consumidores são altamente impactados por tais testemunhos.

No setor de saúde, a opinião dos pacientes se torna ainda mais relevante, visto que conhecer a impressão de outros pacientes é muito importante.

Segundo dados do Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, estudo elaborado pela Doctoralia, apenas 10% das instituições de saúde ainda não investem em marketing ou divulgações. Por isso, é notório que médicos e clínicas têm se debruçado sobre as melhores práticas de marketing para o segmento, visando captar e fidelizar pacientes.

Além disso, seguindo estratégias e técnicas eficientes, é possível expandir oportunidades, ampliar a visualização da clínica, criar autoridade no mercado e, ainda, aumentar a rentabilidade do negócio.

Para auxiliar ainda mais esse setor, listo abaixo alguns dos principais erros cometidos pelos gestores de instituições de saúde que tenho identificado na minha experiência de anos no setor. Confiram e fiquem atentos para não incorrer neles:

– Não se ater às regras do CFM: o Conselho Federal de Medicina (CFM) possui regras claras e, por isso, é preciso estar atento a todas elas. Ao descumprir essas normas, sua clínica corre o risco de passar por penalizações diversas, além de prejudicar sua imagem diante dos pacientes;

– Falta de planejamento: ter planejamento é fundamental para qualquer estratégia ser bem executada. Por isso, é preciso conhecer bem o público-alvo, entender as preferências dos pacientes, estabelecer metas para o negócio e avaliar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;

– Ausência de um site otimizado: não ter um bom site é pedir para perder pacientes. Isso porque o site é o seu espaço oficial na internet, onde você tem total controle e pode chancelar a solidez da sua marca. Portanto, invista em uma estrutura e domínio seguros, crie links para melhorar a navegabilidade, permita o agendamento online (nada de formulários com retorno em até 48h!) insira palavras-chaves, melhore a velocidade da página e, por fim, ofereça sempre conteúdos relevantes;

– Pouca análise de resultados e ROI: de nada adianta apostar em estratégias de marketing e presença digital se não conseguir analisar os dados coletados. Apenas por meio de avaliações detalhadas será possível traçar caminhos interessantes para o crescimento da clínica.

– Ignorar a fidelização da base atual: reter é até 7 vezes mais barato do que atrair um novo cliente. Facilitar a comunicação direta com o paciente, criar campanhas de marketing segmentadas por grupos e aproveitar oportunidades sazonais (datas comemorativas, férias, campanhas de conscientização, etc) são exemplos de ações que auxiliam na fidelização e, logo, na rentabilidade.

– Estar em todo lugar, sem necessidade: sua clínica não precisa estar no TikTok, Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn ao mesmo tempo. Basta focar onde a audiência está. O marketplace da Doctoralia, por exemplo, recebe mais de 51 milhões de acessos todos os meses, tornando-se um ambiente nichado e certeiro para instituições da saúde se tornarem mais visíveis ao público.

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